COMO FUNCIONA

O Banco Invest disponibiliza crédito aos seus Clientes de acordo com o montante em carteira de alguns activos financeiros, nomeadamente: Acções, Fundos de Investimento, Fundos de Investimento cotados em bolsa (ETF's), Depósitos, Produtos Estruturados, Gestão de Patrimónios, Invest Money Box e o saldo de negociação.

É importante referir que este financiamento não está disponível apenas para a aquisição de títulos mas para qualquer tipo de necessidade que o cliente identifique:
- Pagamentos diversos;
- Crédito Pessoal;
- Investimento;
- Necessidades pontuais de liquidez.

É um esquema muito simples e competitivo de descoberto bancário, sem a necessidade de criação de outras contas, ou movimentos burocráticos na sua utilização.

Por exemplo, num mês com maiores gastos utilize pontualmente esta linha sem colocar em causa a rendibilidade dos seus investimentos. Mais tarde quando tiver disponibilidade reponha o saldo, e veja como tão facilmente e com baixos custos resolveu o seu problema.

QUE MONTANTE POSSO UTILIZAR

O montante de crédito que posso utilizar corresponde a 4 vezes os capitais próprios.

Sendo que:

Capitais Próprios = Activos Elegíveis + Saldo de negociação*
Activos Elegíveis: Acções, Fundos de Investimento, ETF's, Gestão de Patrimónios, Invest Money Box e Depósitos (a prazo e indexados) todos elegíveis a 100% e Produtos Estruturados no montante do capital garantido.

O montante máximo de financiamento corresponde a 4 vezes os capitais próprios com um mínimo de 10 000 euros.

Os seguintes exemplos mostram mais facilmente o que acabamos de dizer:
UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PARA AQUISIÇÃO DE ACTIVOS ELEGÍVEIS
Valor Activos Elegíveis: 50 000 euros
Valor de Financiamento: 200 000 euros

UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PARA OUTROS FINS
Valor Activos Elegíveis: 50 000 euros
Valor de Financiamento: 40 000 euros

*saldo disponível em euros mais o contravalor em euros dos saldos em outras divisas deduzido das ordens de compra no sistema (não efectuadas).


SIMULADOR DE ALAVANCAGEM

QUAL O
CUSTO DO FINANCIAMENTO

A taxa de juro oferecida é muito competitiva e corresponde à Euribor a 1 mês acrescida de 4,5%.

Sobre o valor absoluto activado haverá uma comissão de imobilização anual de 0,25%.

Pode escolher o montante de financiamento que quer activar e que não poderá ser superior a 4 vezes os capitais próprios. O montante mínimo de financiamento é de 10 000 euros.

Mensalmente, até ao final do mês, tem a possibilidade de definir o montante de financiamento que pretende activar para o mês seguinte.

DEFINIÇÕES IMPORTANTES

Saldo de negociação: é o saldo disponível da conta em Euros mais o contravalor em euros do saldo D.O. disponível em outras divisas, menos as ordens de compra (não efectuadas) no sistema. Este valor é negativo quando o cliente utilizar este financiamento;

Activos Elegíveis: Todas as acções, fundos de investimento, fundos de investimento cotados em bolsa (ETF's), Gestão de Patrimónios, Invest Money Box e Depósitos (a prazo e indexados) são elegíveis a 100% e Produtos Estruturados no montante do capital garantido;

Capitais Próprios: É a soma do saldo de negociação com o valor dos Activos Elegíveis;

Plafond de Crédito Máximo: Corresponde a quatro vezes o montante de capitais próprios;

Grau de Alavancagem: Corresponde à divisão dos Activos Elegíveis pelos Capitais Próprios.

O Banco Invest disponibiliza on-line o montante de capitais próprios disponível assim como o montante máximo de compra que ainda pode efectuar.


GRAU DE ALAVANCAGEM - NÍVEIS IMPORTANTES
- A utilização do financiamento pode ser feita até um Grau de Alavancagem de 5 (cinco);
- Quando o Grau de Alavancagem atingir o número de 5,5* (cinco vezes e meia) receberá por mail um alerta para realizar um depósito ou para vender alguns títulos de forma a manter-se dentro dos níveis de alavancagem estabelecidos;
- Se o grau de alavancagem atingir o limite de 6* (seis vezes) serão fechadas todas as posições em activos elegíveis.

LIMITE DE CONCENTRAÇÃO
Existe um limite de concentração que corresponde a 50% do montante máximo de financiamento. Isto é, se o valor dos capitais próprios for de 10 000 euros, o montante máximo de financiamento é de 40 000 euros, os Activos Elegíveis são de 50 000 euros. Contudo, cada título não pode corresponder a mais de 50% do valor máximo de activos elegíveis, pelo que, neste caso o limite é de 25 000 euros.

RISCOS ENVOLVIDOS

O Banco Invest recomenda que os clientes não utilizem o crédito próximo dos valores máximos permitidos. Se o Grau de Alavancagem de 5 for ultrapassado, o Banco Invest não fechará logo as posições. Primeiro avisará o cliente para repor a situação com o reforço da conta ou com a venda de alguns títulos. A venda forçada só será executada se o Grau de Alavancagem atingir o valor de 6.

De uma forma geral, o Banco Invest aconselha os seus clientes a utilizarem este financiamento de forma prudente, e por curtos períodos de tempo, dado que sempre que a mesma faculdade está a ser utilizada o risco de perdas é acrescido. As mais-valias obtidas com o investimento em títulos, fundos de investimento e ETF's podem não ser suficientes para compensar os custos associados ao crédito e as comissões associadas ao investimento.


CONTACTO   
prevencaoincumprimento@bancoinvest.pt
Telefone: 220 400 314
Praça do Bom Sucesso nº 132
5º andar, sala 502 - (Edifício Península)
4150 - 146 Porto