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Mercados Financeiros
Estratégia de Valor ou Crescimento?
17-07-2019
Fonte: BofAML
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Segundo o inquérito mensal do BofAML, só 2% os gestores de fundos acreditam que as acções de valor irão superar as acções de crescimento nos próximos 12 meses. Esta percentagem está em mínimos desde 2010 devido à baixa inflação e expectativas de crescimento reduzidas.

O que distingue estas duas estratégias?

• Estratégia de valor:

- Acções consideradas “baratas” em que as empresas apresentam baixos rácios price-to-book (P/B) e price-to-earnings (P/E) e que tenham demonstrado boa capacidade de retorno para o accionista. 

- Por norma, trata-se de empresas que tendem a evidenciar um comportamento de menor risco, menor volatilidade e valorizações mais ajustadas com a média dos mercados.

- Normalmente são sectores mais tradicionais, como os sectores energético, financeiro e "utilities", que, pela sua natureza, tendem a revelar menores oportunidades de crescimento.

• Estratégia de crescimento:

- Acções de empresas que tenham um forte potencial de crescimento nos resultados e que, por norma, não distribuem dividendos canalizando os lucros para o seu crescimento.

- Estas empresas têm, por norma, mais risco do que as empresas de “valor”, maior volatilidade nas suas cotações e, consequentemente, grandes amplitudes no seu retorno. 

- Tipicamente são empresas dos sectores tecnológicos que face aos desafios permanentes da inovação, revelam maior potencial de crescimento.
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