INVEST LOUNGE

Invest Call

Comentário da nossa equipa de Gestão de Activos sobre temas importantes que podem ter impacto nos mercados

Invest Outlook 2018 – Parte III

Tal como referido anteriormente (Parte II), as Acções Europeias apresentam avaliações mais baixas relativamente às congéneres Norte-Americanas. Neste sentido, mantemos uma reduzida exposição directa a estas últimas, optando, em alternativa, por fundos e ETF, temáticos e sectoriais globais, nomeadamente:

Água: a água é um recurso essencial à vida, mas limitado. Os desafios globais, como a urbanização, o crescimento da população e as alterações climáticas, estão a colocar os recursos hídricos existentes sob uma pressão cada vez maior. O sector inclui áreas como o abastecimento de água (Utilities), tecnologias da água e serviços ambientais. As restrições orçamentais de vários países ocidentais e o desenvolvimento das cidades nas economias emergentes abrem oportunidades importantes para as empresas privadas a actuar no sector.

Segurança: os fornecedores de produtos e serviços de segurança física e de tecnologias de informação (Tis) ajudam a manter a integridade, saúde e segurança dos indivíduos, empresas e governos. A inovação constante da tecnologia móvel e do comércio eletrónico significa que a segurança informática terá que ser constantemente atualizada, enquanto a urbanização está a levar à necessidade de mais investimento para proteger as infraestruturas e o bem-estar dos habitantes das cidades.

Biotecnologia: a biotecnologia fornece cada vez mais soluções terapêuticas inovadoras, sendo responsável por cerca de 50% das aprovações de novos medicamentos. Factores como o aumento da esperança média de vida e das necessidades relacionadas com a saúde, nas economias avançadas, e o crescimento da classe média nas economias emergentes, sustentam a procura (e o investimento) por novos medicamentos e soluções terapêuticas.

Financeiro, em particular, na Europa. Apesar da recuperação registada em 2017, o sector encontra-se ainda muito longe do máximo histórico e, mais importante, transaciona com múltiplos ainda interessantes (Price-to-Earnings de 11,3x e Price-to-Book de 0,85x para 2018). Por outro lado, a qualidade dos activos deverá continuar a melhorar, acompanhando a economia, e a normalização das taxas de juro terá um impacto positivo nos resultados da maioria dos bancos.

IMG001

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza cookies para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. SABER MAIS Concordo