Fonte: Refinitiv, WSJ
Na próxima semana, a Reserva Federal tem uma decisão difícil para tomar, iniciar o ciclo de descidas das taxas com um corte pequeno ou grande. O banco central prepara-se para reduzir as taxas de juro pela primeira vez desde 2020, na sua reunião de política monetária, que será realizada nos dias 17 e 18 de Setembro.
Como a autoridade monetária já sinalizou que poderá avançar com vários cortes nas taxas nos próximos meses, a dúvida agora é de cortar apenas 25 pontos base ou uma maior descida de 50 pontos base.
A Reserva Federal normalmente prefere mexidas de apenas 25 pontos base porque ajustes menores dão-lhes mais tempo para estudar o efeito das suas mudanças de política. Alguns membros da Fed também já sugeriram que preferem acelerar o ritmo dos cortes apenas quando a economia começar a enfraquecer ainda mais.
Alternativamente, o banco central também poderá concluir que, no caso de ponderarem um movimento de 50 pontos base em Novembro ou Dezembro, o melhor será avançar agora, quando as taxas de juro estão mais distantes da sua meta final.
Neste momento, os futuros do Fed Funds atribuem uma probabilidade de 41% de uma descida de 50 pontos base, comparado com 28% no dia anterior.