Fonte: @MichaelAArouet
Na Quarta-feira, os preços da electricidade voltaram a superar os 1.000 euros por megawatt/hora na Alemanha. Menos horas de sol, pouco vento e centrais térmicas a queimar gás natural fez disparar os preços no centro da Europa.
Os dados mostram que, até ao próximo Sábado, a produção eólica diária na Alemanha não ultrapassará os 10.000 MWh, altura em que disparará para os 50.000 MWh até ao final da próxima semana. No entanto, nos últimos dias atingiu apenas uma quantidade irrisória de 3.600 MWh, sendo a única hipótese do país a queima de gás natural em centrais de ciclo combinado para produzir a eletricidade necessária para alimentar a maior economia europeia.
Já a França, que produz a maior parte da sua energia eléctrica nas centrais nucleares do país, está com preços nos 275 euros por megawatt/hora. Espanha e Portugal mantêm-se ontem nos 146 euros por megawatt/hora, com 44% da produção dependente do gás.