FIQUE A PARAcompanhe os destaques e principais tendências do dia que influenciam as bolsas em todo o mundo.
Outlook Análise Técnica Research Investimento Educação
Green DealTendência de Investimento do mês06-10-2020  12:36
  • investimento
Green Deal

Uma das fortes tendências da década e que promete marcar os próximos anos é o investimento responsável e sustentável. Estudos recentes demonstram que empresas que investem de modo socialmente responsáveis, no longo prazo acabam por ter uma outperformance face aos seus pares. Investem na redução da conta de energia para poupar, promovem a diversidade no espaço de trabalho para serem mais inovadoras e compreendem que os clientes preferem empresas com boa reputação. Para crescer e prosperar, as empresas precisam de actuar com responsabilidade perante os seus clientes, comunidade, colaboradores e planeta.
 

O que são empresas sustentáveis?

As empresas sustentáveis são aquelas que respeitam os princípios da responsabilidade “Environmental, Social and Governance" (ESG), focadas na sustentabilidade e no investimento socialmente responsável. São empresas que nas suas decisões têm em consideração os problemas ambientais, sociais e de governação.


ESG-factores de actuacao


ESG-investments

ESG-importancia


Porque tornar-se um investidor sustentável?

Cada vez mais, os investidores mostram-se interessados em investir de modo responsável. Este fenómeno é devido a várias tendências: 
    - Os problemas ambientais, como a má qualidade do ar nas grandes cidades, a contaminação da água e as alterações climáticas, constituem um desafio do ponto de vista social, económico e político. Estes problemas constituem novas oportunidades de negócio para empresas que oferecem soluções concretas para tais problemas.
- Os escândalos empresariais não são nenhuma novidade, mas os problemas que atingiram a Enron, a Worldcom, a Parmalat e a Petrobras, entre outros, permanecem na memória dos investidores, muitos dos quais ainda estão a calcular os custos destas falhas no governo societário.
- A mudança nas preferências dos consumidores, que agora escolhem produtos mais saudáveis e “verdes”, como carros eléctricos ou comida biológica, está a reestruturar o modelo de negócio das empresas tradicionalmente consideradas como portos seguros.
- A alteração da economia em sectores como a energia, onde uma percentagem crescente das energias renováveis já não necessita de apoio público para competir com os preços dos combustíveis fósseis, os quais ainda beneficiam de subsídios em muitos países.

 


Factores ambientais, social e de governance (ESG - Environmental, Social and Governance)

Factores Ambientais (Environmental): 
- Emissões de carbono - Empresas que trabalham activamente na redução de emissões de carbono estão não só a combater a poluição e a mudança climática, mas também a reduzir os seus custos de longo-prazo e riscos regulatórios.
- Uso da água e reciclagem – Água é um recurso escasso e cada vez mais dispendioso. Empresas que são eficientes na utilização dos recursos escassos e mais inteligentes na implementação de sistema de reciclagem da água acabam por poupar mais dinheiro e reduzir os custos de longo-prazo.
- Eficiência Energética - Eficiência energética pode resultar em reduções significativas em gases e desperdício. Isso significa um planeta mais saudável. 
- Energia Renovável - As fontes de energia renovável, como a energia solar e eólica, estão a diminuir de preço e são mais sustentáveis no longo prazo tanto para o ambiente como para as finanças da empresas.
- Desperdícios perigosos - Os desperdícios resultantes da actividade industrial estão cada vez mais regulamentados. Empresas que proactivamente reduzem este fardo e encontram bom destino ambiental para os desperdícios estão melhor preparados para o futuro e têm um modelo de negócio mais forte e sustentável.

Social 
- Rotação (Turnover) dos empregados - Uma estável força de trabalho significa, muitas vezes, uma workforce feliz. Empregados que estão a ser valorizados e respeitados são, muito provavelmente, mais produtivos e inovadores. 
- Segurança dos empregados - O cumprimento de normas de segurança significa menores multas e pode significar que a empresa está empenhada e comprometida no bem-estar dos seus trabalhadores e no seu desenvolvimento a nível profissional. 
- Segurança de dados dos clientes - Quando há um ataque informático pode significar a revelação de informação privada dos clientes, e a empresa não só entra em litigância mas também a reputação fica prejudicada.
- Research e Desenvolvimento - Empresas que investem na inovação e novos produtos dão prioridade aos lucros futuros de amanhã em vez dos de hoje.

Governança (Governance)
- Reportes de sustentabilidade - Não se pode resolver o que não se mede. Empresas que medem o seu impacto material no ambiente, na sociedade e o divulgam ao mundo e investidores, estão mais próximas de actuarem proactivamente para focar as suas energias na sustentabilidade.

 





 









Disclaimer
O valor do capital investido em instituições de investimento colectivo pode flutuar, em função da avaliação dos activos que integram o seu património, e mesmo não permitir recuperar o montante inicialmente investido. Alterações das taxas de câmbio entre divisas podem afectar o valor do investimento. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura porque o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 7 (risco máximo). As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate e estão líquidas de todas as comissões inerentes à instituição de investimento colectivo. As rendibilidades divulgadas para prazos superiores a 1 ano só seriam obtidas caso o investimento tivesse sido feito durante a totalidade do período de referência. Às rendibilidades obtidas nas instituições de investimento colectivo de sociedades gestoras internacionais ainda será retido na fonte à taxa em vigor sobre as mais valias realizadas aquando do resgate. Os prospectos e notas informativas complementares das instituições de investimento colectivo estão disponíveis, para consulta, em www.bancoinvest.pt ou aos balcões do Banco Invest, S.A.


Para o cálculo das rendibilidades são usadas as seguintes datas:

- Data final: data da última cotação, de acordo com o indicado;
- Data inicial:
- 3 Meses: mesma data, há três meses;
- Ano Corrente: 31 de Dezembro do ano anterior, ou dia útil imediatamente anterior;
- 1 Ano: mesma data, no último ano;
- 3 Anos: mesma data, há três anos;
- 5 Anos: mesma data, há cinco anos;
Para rendibilidades referentes a anos civis inteiros (2017, por exemplo), será usada como data final o dia 31 de Dezembro desse ano e como data inicial o dia 31 de Dezembro do ano anterior. No caso de a data indicada não corresponder a um dia útil, será utilizado o dia útil imediatamente anterior.


O Banco Invest recebe da Sociedade Gestora uma percentagem da comissão de gestão dos fundos de investimento (e/ou de distribuição, quando aplicável), de forma a suportar os serviços prestados aos seus clientes, designadamente:

- Disponibilização de ferramentas online que permitem a pesquisa, análise e comparação de fundos de investimento;
- Custos de transacção, liquidação e custódia das unidades de participação/acções dos fundos de investimentos;
- Divulgação de informação sobre eventos relativos aos fundos de investimento (dividendos, conversões, fusões, aquisições e liquidações);
- Divulgação e actualização das cotações diárias e das rendibilidades dos fundos de investimento;
- Custos inerentes à actividade geral de distribuição dos fundos de investimento (recursos humanos, infra-estruturas, tecnologia, fornecedores, documentação legal, taxas de supervisão, etc).
  • 4
    18
    [jp]00h50: Encomendas de Maquinaria (Fev)
    [eu]07h00: Vendas de Automóveis Novos UE27 (Mar)
    [eu]09h00: Conta Corrente BCE (Fev)
    [pt]09h30: Conta Corrente (Fev)
    [eu]10h00: Output de Construção (Fev)
    [pt]11h00: Assembleia Geral da Jerónimo Martins
    [us]13h30: Pedidos Semanais de Subsídio de Desemprego 
    [us]15h00: Leading Index (Mar)
    [pt]15h00: Assembleia Geral da Mota-Engil
    [us]15h00: Vendas de Casas Usadas (Mar)
    [us]Discursos de vários membros da Fed: Bowman (00h15/14h15), Williams (14h15), Bostic (16h00/22h45) e Collins (17h00)
    [eu]Discursos de vários membros do BCE: Guindos (08h00), Centeno (18h30) e Vujcic (20h00)
    [pt] Dados Operacionais Previsionais da EDP (AA)
    [eu]Resultados Empresariais: Nordea Bank (05h30), Tele2 (06h00), ABB (06h00), Nokia (06h00), Bankinter (AA)
    [us]Resultados Empresariais: KeyCorp (AA), DR Horton (AA), Netflix (DF), Taiwan Semiconductor 
  • 4
    19
    [jp]00h30: Inflação (Mar)
    [uk]07h00: Vendas a Retalho (Mar)
    [de]07h00: Índice de Preços ao Produtor (Mar)
    [es]09h00: Balança Comercial (Fev)
    [us]15h30: Discurso de Goolsbee, membro da Fed
    [eu]20h00: Discurso de Nagel, membro do BCE
    [us]Resultados Empresariais: Procter & Gamble (AA), Schlumberger (12h00), American Express (12h00)
     
  •  

  •  

  •  

Green Deal

out 6, 2020, 12:36 by DME Inês Silva
Tendência de Investimento do mês
Green Deal

Uma das fortes tendências da década e que promete marcar os próximos anos é o investimento responsável e sustentável. Estudos recentes demonstram que empresas que investem de modo socialmente responsáveis, no longo prazo acabam por ter uma outperformance face aos seus pares. Investem na redução da conta de energia para poupar, promovem a diversidade no espaço de trabalho para serem mais inovadoras e compreendem que os clientes preferem empresas com boa reputação. Para crescer e prosperar, as empresas precisam de actuar com responsabilidade perante os seus clientes, comunidade, colaboradores e planeta.
 

O que são empresas sustentáveis?

As empresas sustentáveis são aquelas que respeitam os princípios da responsabilidade “Environmental, Social and Governance" (ESG), focadas na sustentabilidade e no investimento socialmente responsável. São empresas que nas suas decisões têm em consideração os problemas ambientais, sociais e de governação.


ESG-factores de actuacao


ESG-investments

ESG-importancia


Porque tornar-se um investidor sustentável?

Cada vez mais, os investidores mostram-se interessados em investir de modo responsável. Este fenómeno é devido a várias tendências: 
    - Os problemas ambientais, como a má qualidade do ar nas grandes cidades, a contaminação da água e as alterações climáticas, constituem um desafio do ponto de vista social, económico e político. Estes problemas constituem novas oportunidades de negócio para empresas que oferecem soluções concretas para tais problemas.
- Os escândalos empresariais não são nenhuma novidade, mas os problemas que atingiram a Enron, a Worldcom, a Parmalat e a Petrobras, entre outros, permanecem na memória dos investidores, muitos dos quais ainda estão a calcular os custos destas falhas no governo societário.
- A mudança nas preferências dos consumidores, que agora escolhem produtos mais saudáveis e “verdes”, como carros eléctricos ou comida biológica, está a reestruturar o modelo de negócio das empresas tradicionalmente consideradas como portos seguros.
- A alteração da economia em sectores como a energia, onde uma percentagem crescente das energias renováveis já não necessita de apoio público para competir com os preços dos combustíveis fósseis, os quais ainda beneficiam de subsídios em muitos países.

 


Factores ambientais, social e de governance (ESG - Environmental, Social and Governance)

Factores Ambientais (Environmental): 
- Emissões de carbono - Empresas que trabalham activamente na redução de emissões de carbono estão não só a combater a poluição e a mudança climática, mas também a reduzir os seus custos de longo-prazo e riscos regulatórios.
- Uso da água e reciclagem – Água é um recurso escasso e cada vez mais dispendioso. Empresas que são eficientes na utilização dos recursos escassos e mais inteligentes na implementação de sistema de reciclagem da água acabam por poupar mais dinheiro e reduzir os custos de longo-prazo.
- Eficiência Energética - Eficiência energética pode resultar em reduções significativas em gases e desperdício. Isso significa um planeta mais saudável. 
- Energia Renovável - As fontes de energia renovável, como a energia solar e eólica, estão a diminuir de preço e são mais sustentáveis no longo prazo tanto para o ambiente como para as finanças da empresas.
- Desperdícios perigosos - Os desperdícios resultantes da actividade industrial estão cada vez mais regulamentados. Empresas que proactivamente reduzem este fardo e encontram bom destino ambiental para os desperdícios estão melhor preparados para o futuro e têm um modelo de negócio mais forte e sustentável.

Social 
- Rotação (Turnover) dos empregados - Uma estável força de trabalho significa, muitas vezes, uma workforce feliz. Empregados que estão a ser valorizados e respeitados são, muito provavelmente, mais produtivos e inovadores. 
- Segurança dos empregados - O cumprimento de normas de segurança significa menores multas e pode significar que a empresa está empenhada e comprometida no bem-estar dos seus trabalhadores e no seu desenvolvimento a nível profissional. 
- Segurança de dados dos clientes - Quando há um ataque informático pode significar a revelação de informação privada dos clientes, e a empresa não só entra em litigância mas também a reputação fica prejudicada.
- Research e Desenvolvimento - Empresas que investem na inovação e novos produtos dão prioridade aos lucros futuros de amanhã em vez dos de hoje.

Governança (Governance)
- Reportes de sustentabilidade - Não se pode resolver o que não se mede. Empresas que medem o seu impacto material no ambiente, na sociedade e o divulgam ao mundo e investidores, estão mais próximas de actuarem proactivamente para focar as suas energias na sustentabilidade.

 





 









Disclaimer
O valor do capital investido em instituições de investimento colectivo pode flutuar, em função da avaliação dos activos que integram o seu património, e mesmo não permitir recuperar o montante inicialmente investido. Alterações das taxas de câmbio entre divisas podem afectar o valor do investimento. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura porque o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 7 (risco máximo). As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate e estão líquidas de todas as comissões inerentes à instituição de investimento colectivo. As rendibilidades divulgadas para prazos superiores a 1 ano só seriam obtidas caso o investimento tivesse sido feito durante a totalidade do período de referência. Às rendibilidades obtidas nas instituições de investimento colectivo de sociedades gestoras internacionais ainda será retido na fonte à taxa em vigor sobre as mais valias realizadas aquando do resgate. Os prospectos e notas informativas complementares das instituições de investimento colectivo estão disponíveis, para consulta, em www.bancoinvest.pt ou aos balcões do Banco Invest, S.A.


Para o cálculo das rendibilidades são usadas as seguintes datas:

- Data final: data da última cotação, de acordo com o indicado;
- Data inicial:
- 3 Meses: mesma data, há três meses;
- Ano Corrente: 31 de Dezembro do ano anterior, ou dia útil imediatamente anterior;
- 1 Ano: mesma data, no último ano;
- 3 Anos: mesma data, há três anos;
- 5 Anos: mesma data, há cinco anos;
Para rendibilidades referentes a anos civis inteiros (2017, por exemplo), será usada como data final o dia 31 de Dezembro desse ano e como data inicial o dia 31 de Dezembro do ano anterior. No caso de a data indicada não corresponder a um dia útil, será utilizado o dia útil imediatamente anterior.


O Banco Invest recebe da Sociedade Gestora uma percentagem da comissão de gestão dos fundos de investimento (e/ou de distribuição, quando aplicável), de forma a suportar os serviços prestados aos seus clientes, designadamente:

- Disponibilização de ferramentas online que permitem a pesquisa, análise e comparação de fundos de investimento;
- Custos de transacção, liquidação e custódia das unidades de participação/acções dos fundos de investimentos;
- Divulgação de informação sobre eventos relativos aos fundos de investimento (dividendos, conversões, fusões, aquisições e liquidações);
- Divulgação e actualização das cotações diárias e das rendibilidades dos fundos de investimento;
- Custos inerentes à actividade geral de distribuição dos fundos de investimento (recursos humanos, infra-estruturas, tecnologia, fornecedores, documentação legal, taxas de supervisão, etc).
ACESSO INVEST ONLINE