FIQUE A PARAcompanhe os destaques e principais tendências do dia que influenciam as bolsas em todo o mundo.
Outlook Análise Técnica Research Investimento Educação
AgriculturaTendência de Investimento 02-05-2022  14:47
  • investimento

O futuro do sector agrícola global enfrenta vários desafios importantes. As mudanças climáticas colocarão uma pressão crescente nos sistemas alimentares à medida que os riscos naturais, como secas e inundações, se tornam mais frequentes. Os agricultores, por sua vez, terão de lidar com recursos naturais reduzidos e um mercado cada vez mais competitivo. Tudo no contexto de uma população mundial crescente.

 

"Aumentar a eficiência e implementar métodos agrícolas mais sustentáveis é crucial para salvar a humanidade e o nosso planeta"

 
Com mais de 80 milhões de pessoas para alimentar no mundo a cada ano que passa e com cada vez mais pessoas a viver nas cidades, longe das fontes de alimentação, as empresas envolvidas neste sector representam oportunidades atractivas para os investidores. Conheça este sector um pouco melhor:
 

- A Agricultura já usa 50% da área habitável da terra
- A Agricultura é o principal factor de Desflorestamento e Perda da Biodiversidade
O sistema alimentar global é o maior contribuidor para as Mudanças Climáticas, responsável por cerca de 1/3 de todas emissões de gases de efeito estufa
- O número de pessoas afectadas pela fome em todo o mundo tem vindo a aumentar desde 2014
- A humanidade poderá exigir 80% mais alimentos até 2100

Fonte: Population Matters (populationmatters.org/)

  
agricultura


As melhorias de produtividade no sector agrícola serão essenciais para alimentar uma população global em crescimento. Dos aumentos na produção agrícola global esperados em 2030, 87% deverão vir do crescimento do rendimento, enquanto que 6% virão do uso expandido da terra e 7% do aumento da intensidade do cultivo1.
 

O comércio continuará a ser fundamental para a segurança alimentar global, nutrição, renda agrícola e combate à pobreza rural. Em média, em todo o mundo, cerca de 20% do que é consumido internamente é importado. Para 2030 projecta-se que as importações representem 64% do consumo doméstico na região do Oriente e Norte de África, enquanto que a região da América Latina e das Caraíbas deverá exportar mais de 1/3 da sua produção agrícola total1.

Garantir a segurança alimentar e dietas saudáveis para uma população global em crescimento irá continuar a ser um desafio. A procura global por produtos agrícolas (inclusive para o uso de alimentos, rações ou combustíveis) irá crescer cerca de 1,2% na próxima década1. Um factor importante para este crescimento é a activa mudança de tendências de consumo alimentar. Cada vez mais, um maior grupo de pessoas a nível mundial está a adoptar dietas vegan ou vegetarianas, deixando a carne de lado e procurando cada vez mais produtos agrícolas.
 

Em suma, o crescimento do comércio agrícola global é impulsionado principalmente pelo aumento da procura de alimentos e rações nos países em desenvolvimento. Estes países respondem por cerca de 80% do aumento projectado na indústria da agricultura2.

 

Quais os principais factores de desenvolvimento da indústria agrícola?

- Uso de tecnologias cada vez mais inovadoras que promovem o desenvolvimento e sustentabilidade do sector

- Contínua evolução nos segmentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

- Desenvolvimento de infraestruturas

- Mercado em desenvolvimento e crescimento
 
 

E quais os principais riscos?

- Clima e dependência de recursos hídricos

- Biossegurança

- Regulamentação do sector

- Consumidores e as suas alterações de padrões de consumo


agri-1


A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que a produção deve aumentar quase 50% até 2050 para sustentar o apetite da população mundial.

Nos últimos 10 anos, o sector agrícola da União Europeia alcançou metas importantes para um futuro mais sustentável sem comprometer a capacidade de fornecer alimentos de qualidade.
  

De acordo com a Comissão Europeia3:
- A venda de pesticidas caiu em quase 30 mil toneladas em 2019, cerca de 7% em relação a 2011

- As emissões de gases de efeito estufa reduziram cerca de 25% em relação a 1990

- Nos últimos 10 anos, o mercado de alimentos e bebidas orgânicos da União Europeia duplicou, valendo em 2019 cerca de 41 mil milhões de euros

- A área dedicada à produção orgânica atingiu 13.8 milhões de hectares em 2019

- O valor agregado bruto da produção agrícola da União Europeia atingiu os 224 mil milhões de euros em 2019, o que significa um aumento de 19% relativamente a 2010

- A balança comercial de produtos agro-alimentares da União Europeia registou um crescimento anual médio de quase 10% entre 2010 e 2020, atingindo os 62 mil milhões de euros em 2020.

 

Actualmente, a maior parte da terra disponível para a agricultura já se encontra cultivada, de modo que o excedente deve vir predominantemente de colheitas mais produtivas. Assim, aumentar a produtividade agrícola de maneira mais eficiente é fundamental para satisfazer as necessidades. Actualmente, a agricultura é a fonte de mais de 20% das emissões de gases de efeito estufa e quase 75% da retirada de água doce de fontes como lagos ou águas subterrâneas. A prioridade passa por aplicar técnicas que sejam sustentáveis e nos permitam produzir mais com menos.

 

O impacto da tecnologia no sector da agricultura

O progressivo avanço das novas tecnologias na última década trouxe ao sector da Agricultura melhorias substanciais para a sustentabilidade do sector. Não só foram introduzidas novas tecnologias nas práticas actuais como tecnologias mais futuristas são esperadas para a próxima década, como robôs e drones cada vez mais eficientes.
 

- A fertilização e colheita podem ser geridas por inteligência artificial e os robôs da próxima geração poderão oferecer sugestões sobre como optimizar a produção e aumentar o rendimento das colheitas

- Drones agrícolas serão cada vez mais frequentes para o mapeamento de terras e detecção de problemas. Muito provavelmente, estes drones cada vez mais modernos, sofisticados e eficientes serão futuramente utilizados para pulverizar as plantações com rapidez e precisão, sem desperdiçar produtos químicos

- Será também possível integrar os dados da colheita em sistemas de monitorização permitindo um melhor controlo do mesmo e diminuindo o tempo de análise. Assim será possível tomar decisões de forma mais imediata


Gastos com Smart Agriculture
agr1

Fonte: Verified Market Research, Janeiro 2021



A revolução do mobile
Impacto da adopção de aplicações móveis por parte de 350 milhões de propriedades rurais até 2030.

agr2
Fonte: World Economic Forum/Mckinsey



Como investir?

No Banco Invest poderá ganhar exposição ao sector da Agricultura através do Invest Trend Agricultura. Os fundos de investimento do Invest Trend Agricultura são constituídos por empresas que impulsionam a produção, armazenamento e distribuição alimentar.

 

 

 



Fontes:

1) OECD FAO Agricultural Outlook 2021-2030, Reliefweb (https://reliefweb.int/report/world/oecd-fao-agricultural-outlook-2021-2030)
2) USDA Agricultural Projections to 2030, United States Department of Agriculture (https://www.usda.gov/sites/default/files/documents/USDA-Agricultural-Projections-to-2030.pdf)

3)The agriculture of the future: how will production change in 2030?, McCormick (https://www.mccormick.it/as/the-agriculture-of-the-future-how-will-production-change-in-203)

- Agriculture - a $100b sector by 2030?, august 2019, ACIL Allen Consulting (https://www.agrifutures.com.au/wp-content/uploads/2019/08/19-025.pdf)

- Green Deal targets for 2030 and agricultural production studies, february 2022, European Commission (https://ec.europa.eu/info/sites/default/files/food-farming-fisheries/key_policies/documents/factsheet-farmtofork-comparison-table_en.pdf)

 

Descubra a palavra do dia

WORDSPOT
  • 7
    4
    [us]Bolsa de Valores de Nova Iorque encerrada devido ao Dia da Independência
    [de]07h00: Balança Comercial (Mai)
    [es]08h00: Desemprego (Jun)
    [eu]09h30: Confiança do Investidor Sentix (Jul)
    [eu]10h00: Índice de Preços ao Produtor (Mai)
    [eu]Discursos de vários membros do BCE: Nagel (15h00) Elderson (15h30) e De Guindos (16h00)
  • 7
    5
    [jp]01h30: Índice PMI (Jun)
    [cn]02h45: Índice PMI (Jun)
    [fr]07h45: Produção Industrial (Mai)
    [es]08h15: Índice PMI (Jun)
    [it]08h45: Índice PMI (Jun)
    [fr]08h50: Índice PMI (Jun)
    [eu]09h00: Índice PMI (Jun)
    [jp]01h30: Índice PMI (Jun)
    [us]14h45: Índice PMI (Jun)
    [us]15h00: Encomendas às Fábricas (Mai)
    [us]15h00: Encomendas de Bens Duradouros (Mai)
  • 7
    6
    [de]07h00: Encomendas às Fábricas (Mai)
    [eu]08h00: Discurso de Rehn, membro do BCE
    [es]08h00: Output Industrial (Mai)
    [es]08h00: Produção Industrial (Mai)
    [de]08h30: Índice PMI Construção (Jun)
    [uk]09h30: Índice PMI Construção (Jun)
    [eu]10h00: Vendas a Retalho (Mai)
    [us]15h00: Índice ISM Serviços (Jun)
    [us]15h00: Criação de empregos JOLTS (Mai)
    [us]19h00: Minutas da reunião da Reserva Federal 
  • 7
    7
    [jp]06h00: Coincident e Leading Index (Mai)
    [de]07h00: Produção Industrial (Mai)
    [uk]09h30: Output por hora (1.º Tri)
    [eu]12h30: Minutas da reunião de política monetária do Banco Central Europeu
    [us]13h30: Balança Comercial (Mai)
    [us]13h30: Pedidos Semanais de Desemprego 
    [us]16h00: Inventários Semanais de Energia 
    [eu]Discursos de vários membros do BCE: Lane (10h45), Stournaras (15h10), Centeno (15h10), Herodotou (15h10)
    [us]Discursos de vários membros da Fed: Waller (18h00) e Bullard (18h00)
    [mundo]Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros do G20 em Bali
  • 7
    8
    [jp]00h50: Balança Comercial (Mai)
    [fr]07h45: Balança Comercial (Mai)
    [it]09h00: Produção Industrial (Mai)
    [pt]11h00: Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria 
    [eu]12h55: Discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE
    [us]13h30: Criação de Emprego Não-Agrícola (Jun)
    [us]13h30: Taxa de Desemprego (Jun)
    [us]15h00: Inventários e Vendas dos Grossistas (Mai)
    [us]16h00: Discurso de Williams, membro da Fed
    [eu]17h45: Discurso de Villeroy, membro do BCE
    [eu]Banco Central Europeu publica resultados dos testes de "stress" climáticos da banca
     
  •  

  •  

  •  

Agricultura

mai 2, 2022, 14:47 by DME Inês Silva
Tendência de Investimento

O futuro do sector agrícola global enfrenta vários desafios importantes. As mudanças climáticas colocarão uma pressão crescente nos sistemas alimentares à medida que os riscos naturais, como secas e inundações, se tornam mais frequentes. Os agricultores, por sua vez, terão de lidar com recursos naturais reduzidos e um mercado cada vez mais competitivo. Tudo no contexto de uma população mundial crescente.

 

"Aumentar a eficiência e implementar métodos agrícolas mais sustentáveis é crucial para salvar a humanidade e o nosso planeta"

 
Com mais de 80 milhões de pessoas para alimentar no mundo a cada ano que passa e com cada vez mais pessoas a viver nas cidades, longe das fontes de alimentação, as empresas envolvidas neste sector representam oportunidades atractivas para os investidores. Conheça este sector um pouco melhor:
 

- A Agricultura já usa 50% da área habitável da terra
- A Agricultura é o principal factor de Desflorestamento e Perda da Biodiversidade
O sistema alimentar global é o maior contribuidor para as Mudanças Climáticas, responsável por cerca de 1/3 de todas emissões de gases de efeito estufa
- O número de pessoas afectadas pela fome em todo o mundo tem vindo a aumentar desde 2014
- A humanidade poderá exigir 80% mais alimentos até 2100

Fonte: Population Matters (populationmatters.org/)

  
agricultura


As melhorias de produtividade no sector agrícola serão essenciais para alimentar uma população global em crescimento. Dos aumentos na produção agrícola global esperados em 2030, 87% deverão vir do crescimento do rendimento, enquanto que 6% virão do uso expandido da terra e 7% do aumento da intensidade do cultivo1.
 

O comércio continuará a ser fundamental para a segurança alimentar global, nutrição, renda agrícola e combate à pobreza rural. Em média, em todo o mundo, cerca de 20% do que é consumido internamente é importado. Para 2030 projecta-se que as importações representem 64% do consumo doméstico na região do Oriente e Norte de África, enquanto que a região da América Latina e das Caraíbas deverá exportar mais de 1/3 da sua produção agrícola total1.

Garantir a segurança alimentar e dietas saudáveis para uma população global em crescimento irá continuar a ser um desafio. A procura global por produtos agrícolas (inclusive para o uso de alimentos, rações ou combustíveis) irá crescer cerca de 1,2% na próxima década1. Um factor importante para este crescimento é a activa mudança de tendências de consumo alimentar. Cada vez mais, um maior grupo de pessoas a nível mundial está a adoptar dietas vegan ou vegetarianas, deixando a carne de lado e procurando cada vez mais produtos agrícolas.
 

Em suma, o crescimento do comércio agrícola global é impulsionado principalmente pelo aumento da procura de alimentos e rações nos países em desenvolvimento. Estes países respondem por cerca de 80% do aumento projectado na indústria da agricultura2.

 

Quais os principais factores de desenvolvimento da indústria agrícola?

- Uso de tecnologias cada vez mais inovadoras que promovem o desenvolvimento e sustentabilidade do sector

- Contínua evolução nos segmentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

- Desenvolvimento de infraestruturas

- Mercado em desenvolvimento e crescimento
 
 

E quais os principais riscos?

- Clima e dependência de recursos hídricos

- Biossegurança

- Regulamentação do sector

- Consumidores e as suas alterações de padrões de consumo


agri-1


A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que a produção deve aumentar quase 50% até 2050 para sustentar o apetite da população mundial.

Nos últimos 10 anos, o sector agrícola da União Europeia alcançou metas importantes para um futuro mais sustentável sem comprometer a capacidade de fornecer alimentos de qualidade.
  

De acordo com a Comissão Europeia3:
- A venda de pesticidas caiu em quase 30 mil toneladas em 2019, cerca de 7% em relação a 2011

- As emissões de gases de efeito estufa reduziram cerca de 25% em relação a 1990

- Nos últimos 10 anos, o mercado de alimentos e bebidas orgânicos da União Europeia duplicou, valendo em 2019 cerca de 41 mil milhões de euros

- A área dedicada à produção orgânica atingiu 13.8 milhões de hectares em 2019

- O valor agregado bruto da produção agrícola da União Europeia atingiu os 224 mil milhões de euros em 2019, o que significa um aumento de 19% relativamente a 2010

- A balança comercial de produtos agro-alimentares da União Europeia registou um crescimento anual médio de quase 10% entre 2010 e 2020, atingindo os 62 mil milhões de euros em 2020.

 

Actualmente, a maior parte da terra disponível para a agricultura já se encontra cultivada, de modo que o excedente deve vir predominantemente de colheitas mais produtivas. Assim, aumentar a produtividade agrícola de maneira mais eficiente é fundamental para satisfazer as necessidades. Actualmente, a agricultura é a fonte de mais de 20% das emissões de gases de efeito estufa e quase 75% da retirada de água doce de fontes como lagos ou águas subterrâneas. A prioridade passa por aplicar técnicas que sejam sustentáveis e nos permitam produzir mais com menos.

 

O impacto da tecnologia no sector da agricultura

O progressivo avanço das novas tecnologias na última década trouxe ao sector da Agricultura melhorias substanciais para a sustentabilidade do sector. Não só foram introduzidas novas tecnologias nas práticas actuais como tecnologias mais futuristas são esperadas para a próxima década, como robôs e drones cada vez mais eficientes.
 

- A fertilização e colheita podem ser geridas por inteligência artificial e os robôs da próxima geração poderão oferecer sugestões sobre como optimizar a produção e aumentar o rendimento das colheitas

- Drones agrícolas serão cada vez mais frequentes para o mapeamento de terras e detecção de problemas. Muito provavelmente, estes drones cada vez mais modernos, sofisticados e eficientes serão futuramente utilizados para pulverizar as plantações com rapidez e precisão, sem desperdiçar produtos químicos

- Será também possível integrar os dados da colheita em sistemas de monitorização permitindo um melhor controlo do mesmo e diminuindo o tempo de análise. Assim será possível tomar decisões de forma mais imediata


Gastos com Smart Agriculture
agr1

Fonte: Verified Market Research, Janeiro 2021



A revolução do mobile
Impacto da adopção de aplicações móveis por parte de 350 milhões de propriedades rurais até 2030.

agr2
Fonte: World Economic Forum/Mckinsey



Como investir?

No Banco Invest poderá ganhar exposição ao sector da Agricultura através do Invest Trend Agricultura. Os fundos de investimento do Invest Trend Agricultura são constituídos por empresas que impulsionam a produção, armazenamento e distribuição alimentar.

 

 

 



Fontes:

1) OECD FAO Agricultural Outlook 2021-2030, Reliefweb (https://reliefweb.int/report/world/oecd-fao-agricultural-outlook-2021-2030)
2) USDA Agricultural Projections to 2030, United States Department of Agriculture (https://www.usda.gov/sites/default/files/documents/USDA-Agricultural-Projections-to-2030.pdf)

3)The agriculture of the future: how will production change in 2030?, McCormick (https://www.mccormick.it/as/the-agriculture-of-the-future-how-will-production-change-in-203)

- Agriculture - a $100b sector by 2030?, august 2019, ACIL Allen Consulting (https://www.agrifutures.com.au/wp-content/uploads/2019/08/19-025.pdf)

- Green Deal targets for 2030 and agricultural production studies, february 2022, European Commission (https://ec.europa.eu/info/sites/default/files/food-farming-fisheries/key_policies/documents/factsheet-farmtofork-comparison-table_en.pdf)

 
ACESSO INVEST ONLINE
Este site utiliza cookies para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. SABER MAIS Concordo