SMART INVEST

ETF's

Invista no seu futuro com uma carteira Global,
Diversificada e Fiscalmente Eficiente.

O QUE SÃO ETF'S?


Um Exchange-Traded Fund (ETF) é uma forma eficiente de investir em activos financeiros, que se destaca pela diversificação e baixo custo. Na verdade, ETF's são fundos de investimento cotados na bolsa e negociados como se fossem acções.

Tem como objectivo replicar a performance de um determinado índice de referência procurando manter a proporção de 1 para 1, sem o objectivo de possuir melhor performance que o Benchmark.

Os índices de referência podem ser constítuidos por acções, matérias-primas, taxas de câmbio ou taxas de juro. Deste modo, os ETF's combinam os benefícios da diversificação dos fundos de investimento com a liquidez das acções cotadas em bolsa.


O que são ETF's

PRINCIPAIS VANTAGENS



MAIOR LIQUIDEZ

Comparativamente aos fundos de investimentos tradicionais. Com opção de compra e venda imediata, permitindo assim liquidez imediata

BAIXO TRACKING ERROR

Resultado de uma elevada correlação entre a rendibilidade do ETF e a do respectivo índice de referência

TRADING INTRA-DIÁRIO

Sendo transaccionáveis em bolsa, os ETF's permitem a realização de compras e vendas na mesma sessão de bolsa

ESTRATÉGIAS SECTORIAIS

Gestão e implementação de estratégias sectoriais, através de inúmeros ETF's sectoriais existentes

TRANSPARÊNCIA

O preço publicado em tempo real, permite a visualização da sua evolução

COMISSÕES DE GESTÃO INFERIORES

Às cobradas pelos fundos de investimentos tradicionais

REDUÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSACÇÃO

Para pequenos montantes, o investimento através de ETF's acarreta menores custos de transacção

ETF'S VS FUNDOS DE INVESTIMENTO


O objectivo dos ETF's é oferecer aos investidores um produto líquido e eficiente em termos fiscais. Como em qualquer outro fundo, investir num ETF não significa investir num título específico, mas sim no desempenho combinado de activos financeiros.

A liquidez é um dos factores que mais diferencia estes dois instrumentos financeiros. Enquanto os fundos de investimento, regra geral, apenas têm uma cotação diária e são transaccionados a um preço desconhecido, apurado após o cut-off respectivo (hora limite para a transmissão das ordens de subscrição ou resgate), os ETF’s são negociados em bolsa e, como tal, com liquidez e alteração de preços ao longo das sessões de bolsa.

Assim, uma vez que os fundos de investimento são subscritos (ou resgatados) a um preço desconhecido, o investidor apenas conhece do preço de subscrição (resgate) após a transacção estar finalizada. Pelo contrário, os ETF’s negoceiam nas bolsas de valores, o que significa maior visibilidade dos preços e possibilidade de negociação contínua ao longo da sessão.

Por fim, enquanto os fundos de investimento procuram superar o desempenho de determinado índice de mercado, sendo assim classificados como instrumentos de gestão activa, os ETF's procuram replicar o comportamento de determinado índice específico, possuindo uma gestão passiva.



FUNDOS ETF'S
Cotação diária Cotação varia ao longo do dia, acompanhando a evolução dos activos subjacentes
Transaccionável ao Valor Líquido da Unidade de Participação, calculado após o fecho de bolsa. Transaccionável a qualquer minuto
Valor mínimo de investimento Sem valores mínimos de referência
Regra geral, acarreta mais comissões e taxas associadas Regra geral, apresenta menos custos associados
Gestão Activa Gestão Passiva
A compra e venda de acções é realizada pelo gestor de fundo que tem como função analisar, gerir e realizar as transacções As transacções são efectuadas de forma automática de modo a replicar, a todo o momento, a composição e evolução do índice de referência.
ACESSO INVEST ONLINE
Este site utiliza cookies para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. SABER MAIS Concordo