LEARNING CENTRE - DERIVADOS

OPÇÕES

As Opções são contratos financeiros que conferem ao seu detentor o direito, mas não a obrigação, de comprar (Opção de Compra ou Call) ou vender (Opção de Venda ou Put) um activo (Subjacente), a um preço previamente definido (Preço de Exercício), numa data futura (opções europeias) ou em qualquer momento ao longo do prazo do contrato (opções americanas). Existem actualmente um alargado número de opções standardizadas transaccionáveis em bolsa (stock e index options, currency options, interest rates options, warrants...), sendo igualmente transaccionados contratos configuráveis à margem dos mercados organizados (opções over-the-counter). Sendo um direito, no vencimento do contrato (opções europeias), o comprador da opção tem sempre um lucro ilimitado e um prejuízo limitado ao preço pago pela opção (Prémio):


Opção      Payoff no vencimento
Call Máximo[0; Cotação do Subjacente (S) - Preço de Exercício (X)]
Put Máximo[0; Preço de Exercício (X) - Cotação do Subjacente (S)]



As opções são extremamente populares nos mercados financeiros, entre outros, devido à grande variedade de estratégias de investimento que permitem. Por exemplo, podem ser utilizadas para fazer cobertura de risco (hedging) de um título ou carteira de investimento (compra de uma Opção de Venda), para ganhar exposição a um título que se espera que valorize (compra de uma Opção de Compra), ou para implementar estratégias mais complexas como a compra ou venda de volatilidade, através da combinação de duas ou mais opções.

Para o cálculo do valor de opções europeias (aquelas cujo exercício apenas é possível no vencimento do contrato) é, universalmente, utilizado o modelo de Black & Scholes. Sem entrar em detalhes técnicos, os principais parâmetros e respectivo impacto na formação do preço de uma opção são:


Call Put
Cotação actual do activo subjacente
Preço de Exercício, ie, o preço que o comprador da opção tem o direito de comprar ou vender o activo subjacente
Taxa de Juro para o prazo da opção;
Dividend Yield do activo subjacente para o prazo da opção;
Prazo da opção (definido em anos);
Volatilidade (ou desvio-padrão anualizado) das taxas de rendibilidade do activo subjacente.

Em baixo, encontra-se uma calculadora de preços de opções de compra (Call) e opções de venda (Put). Considere-se uma opção de compra (call) sobre o índice EuroStoxx-50, por um prazo de um ano. A taxa de juro sem risco e dividend yield para o prazo são 1.24% e 3.94%, respectivamente. A volatilidade estimada é 26.36%. Com base nestes inputs, o valor da opção de compra é 363 pontos de índice (cerca de 9.6% da cotação actual).


COTAÇÃO ACTUAL 3800.00
PREÇO DE EXERCÍCIO 3800.00
TAXA DE JURO 1.24%
DIVIDEND YIELD 3.94%
DATA TRANSACÇÃO 30-Set-09
DATA VENCIMENTO 30-Set-10
PRAZO (ANOS) 1.00
VOLATILIDADE 26.36%

  CALL
PREÇO 340.32
DELTA 0.49
GAMMA 0.00
THETA -0.38
RHO 15.29
VEGA 14.57

Também de extrema importância aquando da negociação com opções financeiras é o conhecimento dos respectivos indicadores de risco, conhecidos por gregos (greeks) dada as suas designações:

- Delta (δ): mede a sensibilidade do preço da opção a variações no preço do activo subjacente. Um delta igual a 0.49 significa que o preço da call sobe 0.49 pontos por cada ponto de subida do activo subjacente;
- Gamma (γ): mede a sensibilidade do delta a variações no preço do activo subjacente. Um gamma igual a 0.0004 significa que o delta aumenta 0.0004 pontos por cada ponto de subida do activo subjacente;
- Theta (θ): mede a sensibilidade do preço da opção à passagem do tempo. Um theta de -0.38 significa que o preço da call diminui 0.38 pontos, tudo o resto constante, por cada dia que passa até ao vencimento do contrato;
- Rho (ρ): mede a sensibilidade do preço da opção a variações da taxa de juro. Um rho de 15.29 significa que o preço da call aumenta 15.29 pontos por cada 1% que as taxas de juro suba.
- Vega(σ): mede a sensibilidade do preço da opção a variações da volatilidade do activo subjacente. Um Vega de 14.57 significa que o preço da call sobe 14.57 pontos por cada 1% de subida na volatilidade do activo subjacente.

O Banco Invest no seu smartphone, disponível para iOS, Android e Windows Phone. É uma aplicação inovadora para quem gosta de poupar e investir, com gráficos e informação sobre acções europeias e americanas, índices de acções, taxas de juro, câmbios, commodities e comentários da nossa equipa de research sobre as principais noticias do dia.

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza "cookies" para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais Concordo