Outlook para 2019

Quais os desafios e oportunidades que se esperam para 2019?

 
 


É esperado que a economia mundial abrande ligeiramente em 2019, ainda que permaneça relativamente robusta, com um crescimento em linha com a média de longo prazo.

Apesar dos riscos que persistem, nomeadamente a incerteza política na Europa e as guerras comerciais, as condições monetárias continuam globalmente benignas para o crescimento, incluindo nos EUA, onde as taxas de juro reais se situam perto do zero.

A evolução da taxa de inflação será crucial para definir a acção dos bancos centrais. Nas economias avançadas, a inflação é esperada manter-se em tornos dos 2% e, nas economias emergentes, aumentar 0,2 pp, para os 5,2%, em 2019. Uma subida inesperada e persistente, em especial nos Estados Unidos, obrigará a FED a rever a sua actual postura dovish, aumentando as taxas de juro mais do que o actualmente descontado pelos mercados, impactando negativamente os mercados financeiros em geral e os emergentes, em particular.


ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza cookies para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. SABER MAIS Concordo