Megatendências - Invest Trends

MEGATENDÊNCIAS

INVEST TRENDS


  •  
     
     
     
  •  

Os mais recentes acontecimentos do mercado sugerem que a incerteza e a volatilidade poderão persistir nos próximos tempos.



No Banco Invest, existe uma solução mais equilibrada para atingir rendibilidades atractivas a longo-prazo, capitalizando nas tendências seculares, que estão a transformar o mundo tal como o conhecemos.

MEGATENDÊNCIAS

Constituem um grupo distinto de poderosas forças de mudança sociais, demográficas, ambientais e tecnológicas, que estão a reformular o nosso estilo de vida.
As Megatendências evoluem independentemente do ciclo económico e, embora possam progredir de formas e a ritmos diferentes, cada uma delas tem a capacidade de redefinir a conjuntura financeira.

PERFORMANCE

 
COMPOSIÇÃO

  Fundo Valor UP Categoria Rendibilidade Anualizada
1 ANO  3 ANOs  5 ANOS
Rating MorningStar Risco 1 ano Moeda    
Amundi Fds Global Agriculture 101,3100 Acções Sector Agricultura -3,84     4,20     2,75 USD
Pictet Global Megatrend Selection R EUR 206,2400 Acções Global Cap. Flexível 0,69     5,81     8,93 EUR
BGF WORLD HEALTHSCIENCE 39,8800 Acções Sector Saúde 10,90     8,38     11,02 USD
Allianz Global HiTech Growth 24,0200 Acções Sector Tecnologia -1,80     13,15     8,01 USD
Pictet Water R EUR 254,1500 Acções Sector Água -3,00     5,61     8,21 EUR

PORQUÊ INVESTIR?


Actualmente, existem três grandes megatendências: a Sustentabilidade, a Tecnologia e a Saúde.

  • SUSTENTABILIDADE

    Crescente importância dada pelas pessoas, as empresas e os decisores políticos face à protecção ambiental e à escassez de recursos naturais.

  • TECNOLOGIA

    O desenvolvimento tecnológico afecta diferentes sectores económicos e mercados geográficos.

  • SAÚDE

    A personalização dos serviços de saúde oferece um conjunto alargado de possibilidades de investimento.

SUSTENTABILIDADE








  • 2020 O mundo terá mais 475 milhões de pessoas, 83% delas em África e na Ásia. A força de trabalho na Europa irá diminuir, ao passo que em África crescerá 30%.

  • 2030 A procura por energia e alimentação aumentará mais de 30% e 50%, respectivamente. Espera-se que a escassez de água afecte 1,4 mil milhões de pessoas.

  • 2050 Especula-se que 70% da humanidade esteja a viver nas cidades.

% População a viver nas cidades

Gráfico população a viver nas cidades

Fonte: Nações Unidas

TECNOLOGIA


Percentagem de carros autónomos

Gráfico percentagem de carros autónomos

Fonte: Bloomberg e Boston Consulting Group







Vendas de carros elétricos

Gráfico vendas de carros eléctricos

Fonte: Bloomberg, Marklines



Na indústria automóvel, o desenvolvimento tecnológico manifesta-se de várias formas, sendo a mais evidente o desenvolvimento de veículos autónomos e carros eléctricos. Ainda, o trabalho desenvolvido pelas várias tecnologias existentes, através de sistemas inteligentes e automatizados, está irremediavelmente a eliminar empregos da classe média.

SAÚDE


Eficiência dos medicamentos

Eficiência dos medicamentos

Fonte: Personalized Medicine Coalition; mega.online



A Medicina Personalizada consiste na personalização dos serviços de saúde e no desenvolvimento de produtos adaptados para o organismo de cada ser humano. O uso da informação genética tem desempenhado, cada vez mais, um papel determinante nesta área.

DISCLAIMER

O valor do capital investido em instituições de investimento colectivo pode flutuar, em função da avaliação dos activos que integram o seu património, e mesmo não permitir recuperar o montante inicialmente investido. Alterações das taxas de câmbio entre divisas podem afectar o valor do investimento. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura porque o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 7 (risco máximo). As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate e estão líquidas de todas as comissões inerentes à instituição de investimento colectivo. As rendibilidades divulgadas para prazos superiores a 1 ano só seriam obtidas caso o investimento tivesse sido feito durante a totalidade do período de referência. Às rendibilidades obtidas nas instituições de investimento colectivo de sociedades gestoras internacionais ainda será retido na fonte à taxa em vigor sobre as mais valias realizadas aquando do resgate. Os prospectos e notas informativas complementares das instituições de investimento colectivo estão disponíveis, para consulta, em www.bancoinvest.pt ou aos balcões do Banco Invest, S.A.


Para o cálculo das rendibilidades são usadas as seguintes datas:

  • - Data final: data da última cotação, de acordo com o indicado;
  • - Data inicial:
    • - 3 Meses: mesma data, há três meses;
    • - Ano Corrente: 31 de Dezembro do ano anterior, ou dia útil imediatamente anterior;
    • - 1 Ano: mesma data, no último ano;
    • - 3 Anos: mesma data, há três anos;
    • - 5 Anos: mesma data, há cinco anos;

Para rendibilidades referentes a anos civis inteiros (2017, por exemplo), será usada como data final o dia 31 de Dezembro desse ano e como data inicial o dia 31 de Dezembro do ano anterior. No caso de a data indicada não corresponder a um dia útil, será utilizado o dia útil imediatamente anterior.


O Banco Invest recebe da Sociedade Gestora uma percentagem da comissão de gestão dos fundos de investimento (e/ou de distribuição, quando aplicável), de forma a suportar os serviços prestados aos seus clientes, designadamente:

  • - Disponibilização de ferramentas online que permitem a pesquisa, análise e comparação de fundos de investimento;
  • - Custos de transacção, liquidação e custódia das unidades de participação/acções dos fundos de investimentos;
  • - Divulgação de informação sobre eventos relativos aos fundos de investimento (dividendos, conversões, fusões, aquisições e liquidações);
  • - Divulgação e actualização das cotações diárias e das rendibilidades dos fundos de investimento;
  • - Custos inerentes à actividade geral de distribuição dos fundos de investimento (recursos humanos, infra-estruturas, tecnologia, fornecedores, documentação legal, taxas de supervisão, etc).

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza cookies para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. SABER MAIS Concordo