INVEST TRENDSÁGUA

Um recurso escasso e uma oportunidade de investimento

A água é um recurso essencial, uma vez que a vida na terra é impossível sem ela.
No entanto, apesar de renovável, também é finito. São vários os desafios que estão a colocar os recursos hídricos existentes sob uma ameaça cada vez maior:


Urbanização

Crescimento Populacional

Mudanças Climáticas

 
A população mundial deverá atingir os 9 biliões até 2050 que se irá reflectir num maior consumo de água por pessoa. Equilibrar a procura e o abastecimento de água será um processo difícil. Neste seguimento, os governos têm procurado, cada vez mais, empresas privadas para ajudar e resolver o problema global da água, sendo que os gastos públicos estão sob enorme pressão.

Os fundos de Investimento do Invest Trend – Água são constituídos por empresas que reflectem preocupação com a sustentabilidade e tratamento do recurso mais importante para a vida, a água.
  • COMPOSIÇÃO
  • GRÁFICO

Sustentabilidade do Recurso

4000 mil milhões

Metros cúbicos de água/ano que podemos consumir de forma sustentável*

6900 mil milhões

Procura mundial de água prevista até 2030 (excedendo largamente os fornecimentos acessíveis e fiáveis)

1/5

Da água utilizada é consumida pela indústria, aproximadamente

52 915 metros cúbicos

máximo de água que as empresas devem utilizar por cada milhão de dólares de receitas


global water consumption

Fonte: Wikipedia

PORQUÊ INVESTIR EM ÁGUA?



VARIEDADE NO INVESTIMENTO

Espera-se que a indústria de serviços de água cresça globalmente cerca de 4 a 6% ao ano, oferecendo oportunidades interessantes aos investidores


OPORTUNIDADE A LONGO PRAZO

É necessário mais de 1 bilião de dólares por ano, entre os dias de hoje e 2030 para fornecer água eficaz por todo o mundo


SER PIONEIRO NO SECTOR

Ainda há muito poucas opções de investimento especificamente dentro deste sector

O valor do capital investido em organismos de investimento colectivo pode flutuar, em função da avaliação dos activos que integram o seu património, e mesmo não permitir recuperar o montante inicialmente investido. Alterações das taxas de câmbio entre divisas podem afectar o valor do investimento. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura. As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate e estão líquidas de todas as comissões inerentes a organismos de investimento colectivo. As rendibilidades divulgadas para prazos superiores a 1 ano só seriam obtidas caso o investimento tivesse sido feito durante a totalidade do período de referência. Às rendibilidades obtidas será retido na fonte, à taxa em vigor, o imposto sobre os rendimentos obtidos aquando do resgate. Os prospectos e os documentos com informações fundamentais destinadas aos investidores estão disponíveis em www.bancoinvest.pt para consulta em suporte duradouro, ou nos balcões do Banco Invest, S.A., para consulta em papel.

Para o cálculo das rendibilidades são usadas as seguintes datas:
   - Data final: data da última cotação, de acordo com o indicado;
   - Data inicial:
       - 3 Meses: mesma data, há três meses;
       - Ano Corrente: 31 de Dezembro do ano anterior, ou dia útil imediatamente anterior;
       - 1 Ano: mesma data, no último ano;
       - 3 Anos: mesma data, há três anos;
       - 5 Anos: mesma data, há cinco anos;

Para rendibilidades referentes a anos civis inteiros (2017, por exemplo), será usada como data final o dia 31 de Dezembro desse ano e como data inicial o dia 31 de Dezembro do ano anterior. No caso de a data indicada não corresponder a um dia útil, será utilizado o dia útil imediatamente anterior.

O Banco Invest recebe da Sociedade Gestora uma percentagem da comissão de gestão dos organismos de investimento colectivo (e/ou de distribuição, quando aplicável), de forma a suportar os serviços prestados aos seus clientes, designadamente:
   - Disponibilização de ferramentas online que permitem a pesquisa, análise e comparação de organismos de investimento colectivo;
   - Custos de transacção, liquidação e custódia das unidades de participação/acções dos organismos de investimento colectivo;
   - Divulgação de informação sobre eventos relativos aos organismos de investimento colectivo (dividendos, conversões, fusões, aquisições e liquidações);
   - Divulgação e actualização das cotações diárias e das rendibilidades dos organismos de investimento colectivo;
   - Custos inerentes à actividade geral de distribuição dos organismos de investimento colectivo (recursos humanos, infra-estruturas, tecnologia, fornecedores, documentação legal, taxas de supervisão, etc).

O seu consentimento para o tratamento de dados pessoais pode ser retirado a qualquer momento, através de comunicação escrita para dpo@bancoinvest.pt ou Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1 - 11.°, 1070-101 Lisboa.
Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Banco Invest, S.A., disponível em www.bancoinvest.pt.

ACESSO INVEST ONLINE