INVEST TRENDSMUDANÇAS CLIMÁTICAS

O impacto das mudanças climáticas pode gerar boas oportunidades de investimento

Invista com consciência climática sem comprometer o objectivo de maximizar a rendabilidade da sua carteira
 

Com base na evolução dos hábitos de consumo, as marcas e empresas mais sustentáveis, numa óptica ESG, têm uma maior probabilidade de ficar bem posicionadas para aproveitar as oportunidades a longo prazo.


O Trend Mudanças Climáticas permite a exposição a empresas que se adaptam às alterações climáticas, beneficiando de um crescimento a longo prazo, ainda subvalorizado pelo mercado.

O Trend Mudanças Climáticas permite a exposição a três fundos diversificados geográficamente, representando uma carteira diversificada por empresas e sectores inovadores.
  • COMPOSIÇÃO
  • GRÁFICO
Alocação Sectorial:

 
Alocação Geográfica:

 

Dados a 15/04/2024

Porquê Investir?


As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios actuais e um catalisador-chave da economia para os próximos anos.

A transição para uma geração de energia limpa irá alterar a nossa forma de produzir, consumir e investir em empresas.

Empresas que apresentam boas métricas ESG tendem a demonstrar uma governação empresarial mais sólida, conferindo-lhes uma vantagem competitiva a longo prazo.

A incorporação de critérios ESG no processo de investimento, para além de criar benefícios para a sociedade, permite também uma gestão eficaz dos riscos e abre portas a várias oportunidades para os investidores.



Fonte: BlackRock Investment Institute, Aladdin Sustainability Analytics, Julho 2023.

Potencial de Crescimento do Sector

Investir no Sector das Mudanças Climáticas permite alcançar o crescimento do capital a longo prazo.

O Trend Mudanças Climáticas permite a exposição a três fundos diversificados geograficamente, representando uma carteira diversificada por empresas e sectores inovadores.



As inúmeras oportunidades de investimento neste campo derivam das despesas relacionadas com a sustentabilidade e da implementação de medidas governamentais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, especialmente no que diz respeito ao preço das emissões de carbono.


Este Trend permite a exposição a Fundos de Investimento que reflectem estas mudanças, englobando empresas que já estão a tomar medidas para se adaptarem às alterações climáticas e que beneficiam de um crescimento estrutural a longo prazo.

Níveis de oportunidades de investimento


É possível investir com consciência climática sem comprometer o objectivo de maximizar a rendibilidade da sua carteira.

As mudanças climáticas criam oportunidades em 4 níveis:

Nível Físico



trends-world

Os riscos climáticos estão a aumentar, principalmente devido à actividade humana, sendo visíveis através de uma maior regularidade de eventos meteorológicos severos, e aumento da temperatura e do nível da água.

trends-water

Nos EUA a frequência de condições metereológicas extremas que provocam prejuízos superiores a 1 bilião de USD aumentaram significativamente na última década, de acordo com o National and Atmospheric Administration (NOAA).

Nível Tecnológico



trends-eolic

Os avanços tecnológicos, a redução dos custos em fontes renováveis e energia eléctrica, automóveis eléctricos e baterias eléctricas apresentam uma ameaça para as actuais indústrias e para a procura de energias fósseis.

trends-fuel

Avanços significativos nos automóveis elétricos, associados a carros auto-conduzidos e viagens compartilhadas, podem desencadear uma queda na procura por automóveis tradicionais (gasolina e gasóleo) mais rápido do que os mercados podem esperar.

Nível Regulatório



trends-eletriccar

Os riscos regulatórios decorrem do aumento dos esforços para combater as mudanças climáticas, especialmente a redução de emissões e os seus objectivos-alvo podem ser aumentados ao longo do tempo.

trends-eolic-energy

Podem surgir novos regulamentos que surpreendam os investidores, perturbando o status quo e favorecendo algumas indústrias e empresas em detrimento das outras. Mais regulamentações levam a um maior risco de falhas das empresas.

Nível Social



Cenários para as temperaturas globais 2010-2100:

Aumento das Temperaturas Globais

Fonte: Climate Action Tracker Project

trends-ecofactory

No contexto das mudanças climáticas a nível global, tanto a consciência social e empresarial, como o nível das temperaturas, têm aumentado

trends-ecomind

Os últimos anos têm sido muito quentes e, de acordo com a NOAA, essa tendência tem potenciado alterações no comportamento e nas preferências das pessoas

trends-ecobag

De acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela Nielsen hoje, dois terços dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por uma marca sustentável

SAIBA MAIS SOBRE O TREND MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Preencha com o seus dados para que o possamos contactar.

 





O seu pedido foi enviado com sucesso.
Entraremos em contacto consigo tão breve quanto possível.

Obrigado!


O valor do capital investido em organismos de investimento colectivo pode flutuar, em função da avaliação dos activos que integram o seu património, e mesmo não permitir recuperar o montante inicialmente investido. Alterações das taxas de câmbio entre divisas podem afectar o valor do investimento. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura. As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate e estão líquidas de todas as comissões inerentes a organismos de investimento colectivo. As rendibilidades divulgadas para prazos superiores a 1 ano só seriam obtidas caso o investimento tivesse sido feito durante a totalidade do período de referência. Às rendibilidades obtidas será retido na fonte, à taxa em vigor, o imposto sobre os rendimentos obtidos aquando do resgate. Os prospectos e os documentos com informações fundamentais destinadas aos investidores estão disponíveis em www.bancoinvest.pt para consulta em suporte duradouro, ou nos balcões do Banco Invest, S.A., para consulta em papel.

Para o cálculo das rendibilidades são usadas as seguintes datas:
   - Data final: data da última cotação, de acordo com o indicado;
   - Data inicial:
       - 3 Meses: mesma data, há três meses;
       - Ano Corrente: 31 de Dezembro do ano anterior, ou dia útil imediatamente anterior;
       - 1 Ano: mesma data, no último ano;
       - 3 Anos: mesma data, há três anos;
       - 5 Anos: mesma data, há cinco anos;

Para rendibilidades referentes a anos civis inteiros (2017, por exemplo), será usada como data final o dia 31 de Dezembro desse ano e como data inicial o dia 31 de Dezembro do ano anterior. No caso de a data indicada não corresponder a um dia útil, será utilizado o dia útil imediatamente anterior.

O Banco Invest recebe da Sociedade Gestora uma percentagem da comissão de gestão dos organismos de investimento colectivo (e/ou de distribuição, quando aplicável), de forma a suportar os serviços prestados aos seus clientes, designadamente:
   - Disponibilização de ferramentas online que permitem a pesquisa, análise e comparação de organismos de investimento colectivo;
   - Custos de transacção, liquidação e custódia das unidades de participação/acções dos organismos de investimento colectivo;
   - Divulgação de informação sobre eventos relativos aos organismos de investimento colectivo (dividendos, conversões, fusões, aquisições e liquidações);
   - Divulgação e actualização das cotações diárias e das rendibilidades dos organismos de investimento colectivo;
   - Custos inerentes à actividade geral de distribuição dos organismos de investimento colectivo (recursos humanos, infra-estruturas, tecnologia, fornecedores, documentação legal, taxas de supervisão, etc).

O seu consentimento para o tratamento de dados pessoais pode ser retirado a qualquer momento, através de comunicação escrita para dpo@bancoinvest.pt ou Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1 - 11.°, 1070-101 Lisboa.
Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Banco Invest, S.A., disponível em www.bancoinvest.pt.

ACESSO INVEST ONLINE