INVEST TRENDSMUDANÇAS CLIMÁTICAS

O Trend é composto por empresas que se adaptam às alterações climáticas, beneficiando de um crescimento a longo prazo, ainda subvalorizado pelo mercado.

Talvez até seja das pessoas que faz reciclagem em casa. Ou até compra fruta biológica e está a pensar comprar um carro eléctrico.
E relativamente aos seus investimentos? Qual o grau de poluição dos seus investimentos?

- As mudanças climáticas são um dos maiores desafios do presente e um catalisador chave da economia para os próximos anos. A transição para uma geração de energia limpa, entre outros factores, mudará a nossa maneira de produzir, consumir e investir em empresas.


- As inúmeras oportunidades de investimento deste tema devem-se às significativas despesas com a sustentabilidade e à adopção de medidas governamentais para atenuar os efeitos das mudanças climáticas, em especial o preço das emissões de carbono.


- Os incentivos governamentais têm impacto na economia e no seu ecossistema empresarial o que leva a que as empresas encontrem novas maneiras de se desenvolverem.


- Este Trend é composto por Fundos de Investimento que reflectem estas mudanças, englobando empresas que já estão a esforçar-se para se adaptarem às alterações climáticas, acabando por benefíciar de um crescimento estrutural a longo prazo, que ainda é subvalorizado pelo mercado.

  • COMPOSIÇÃO
  • GRÁFICO

Porquê o Trend Mudanças Climáticas?


  • trends-mc-icon1

    Composto por três fundos diversificados geograficamente

  • trends-mc-icon2

    Alcance de um crescimento de capital a longo prazo

  • trends-mc-icon3

    Carteira diversificada por empresas e sectores inovadores

  • trends-mc-icon4

    Potencia a redução da variabilidade do clima e das condições climáticas extremas

  • ALOCAÇÃO SECTORIAL


     
  • ALOCAÇÃO GEOGRÁFICA


     

IMPACTO E OPORTUNIDADES





Acomodar ou limitar o impacto das alterações climáticas pode gerar boas oportunidades de investimento. Até há pouco tempo, era relativamente barato "contaminar" o meio ambiente.



Com o aumento da procura energética e das reformas governamentais, é pretendido reduzir progressivamente a oferta de licenças de emissão para que, em 2025, haja défice e os preços subam.



Sectores mais afectados pelas alterações climáticas nos próximos 35 anos

 

Fonte: Mercer, Investing in a time of climate change, 2015.



Níveis de oportunidades de investimento


É possível investir com consciência climática sem comprometer o objectivo de maximizar a rendibilidade da sua carteira.

As mudanças climáticas criam oportunidades em 4 níveis:

Nível Físico



Custo em mil milhões de USD e número de eventos meteorológicos severos:

Eventos Metereológicos Severos

Fonte: NOOA National Center for Environmental Information



trends-world

Os riscos climáticos estão a aumentar, principalmente devido à actividade humana, sendo visíveis através de uma maior regularidade de eventos meteorológicos severos, e aumento da temperatura e do nível da água.

trends-water

Nos EUA a frequência de condições metereológicas extremas que provocam prejuízos superiores a 1 bilião de USD aumentaram significativamente na última década, de acordo com o National and Atmospheric Administration (NOAA).

trends-sun

O aumento da temperatura tem claros efeitos económicos. De acordo com o estudo de 2014 de Tatyana Deryugina e Solomon Hsiang, a produtividade diária diminui 1,7% por cada aumento de 1ºC de temperatura média acima dos 15ºC.

Nível Tecnológico



Aumento das Energias Renováveis:

Aumento de Energias Renováveis

Fonte: Bloomberg New Energy Finance

trends-eolic

Os avanços tecnológicos, a redução dos custos em fontes renováveis e energia eléctrica, automóveis eléctricos e baterias eléctricas apresentam uma ameaça para as actuais indústrias e para a procura de energias fósseis.

trends-fuel

Avanços significativos nos automóveis elétricos, associados a carros auto-conduzidos e viagens compartilhadas, podem desencadear uma queda na procura por automóveis tradicionais (gasolina e gasóleo) mais rápido do que os mercados podem esperar.



Esta disrupção tecnológica, impulsionada pelos esforços para reduzir as emissões de carbono, estão a ocorrer em todos os sectores:

2013-2030: O aumento do uso de LED's irá reduzir o consumo de energia de iluminação em cerca de 40%, de acordo com as estimativas do Departamento de Energia dos EUA.

2015-2020: A geração eólica e solar poderá adicionar tanto ao fornecimento de energia global, como fez o petróleo shale (shale oil) nos últimos 5 anos, de acordo com as avaliações da Goldman Sachs.

Nível Regulatório



Energias Renováveis


trends-eletriccar

Os riscos regulatórios decorrem do aumento dos esforços para combater as mudanças climáticas, especialmente a redução de emissões e os seus objectivos-alvo podem ser aumentados ao longo do tempo.

trends-eolic-energy

Podem surgir novos regulamentos que surpreendam os investidores, perturbando o status quo e favorecendo algumas indústrias e empresas em detrimento das outras. Mais regulamentações levam a um maior risco de falhas das empresas.

trends-nuclear-energy

O risco regulatório pode saltar inesperadamente através das fronteiras, como foi o caso do tsunami no Japão em 2011, que resultou em cortes na energia nuclear na Alemanha.



Nível Social



Cenários para as temperaturas globais 2010-2100:

Aumento das Temperaturas Globais

Fonte: Climate Action Tracker Project

trends-ecofactory

No contexto das mudanças climáticas a nível global, tanto a consciência social e empresarial, como o nível das temperaturas, têm aumentado

trends-ecomind

Os últimos anos têm sido muito quentes e, de acordo com a NOAA, essa tendência tem potenciado alterações no comportamento e nas preferências das pessoas

trends-ecobag

De acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela Nielsen hoje, dois terços dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por uma marca sustentável

DISCLAIMER

O valor do capital investido em organismos de investimento colectivo pode flutuar, em função da avaliação dos activos que integram o seu património, e mesmo não permitir recuperar o montante inicialmente investido. Alterações das taxas de câmbio entre divisas podem afectar o valor do investimento. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura. As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate e estão líquidas de todas as comissões inerentes a organismos de investimento colectivo. As rendibilidades divulgadas para prazos superiores a 1 ano só seriam obtidas caso o investimento tivesse sido feito durante a totalidade do período de referência. Às rendibilidades obtidas será retido na fonte, à taxa em vigor, o imposto sobre os rendimentos obtidos aquando do resgate. Os prospectos e os documentos com informações fundamentais destinadas aos investidores estão disponíveis em www.bancoinvest.pt para consulta em suporte duradouro, ou nos balcões do Banco Invest, S.A., para consulta em papel.


Para o cálculo das rendibilidades são usadas as seguintes datas:

  • - Data final: data da última cotação, de acordo com o indicado;
  • - Data inicial:
    • - 3 Meses: mesma data, há três meses;
    • - Ano Corrente: 31 de Dezembro do ano anterior, ou dia útil imediatamente anterior;
    • - 1 Ano: mesma data, no último ano;
    • - 3 Anos: mesma data, há três anos;
    • - 5 Anos: mesma data, há cinco anos;

Para rendibilidades referentes a anos civis inteiros (2017, por exemplo), será usada como data final o dia 31 de Dezembro desse ano e como data inicial o dia 31 de Dezembro do ano anterior. No caso de a data indicada não corresponder a um dia útil, será utilizado o dia útil imediatamente anterior.


O Banco Invest recebe da Sociedade Gestora uma percentagem da comissão de gestão dos organismos de investimento colectivo (e/ou de distribuição, quando aplicável), de forma a suportar os serviços prestados aos seus clientes, designadamente:

  • - Disponibilização de ferramentas online que permitem a pesquisa, análise e comparação de organismos de investimento colectivo;
  • - Custos de transacção, liquidação e custódia das unidades de participação/acções dos organismos de investimento colectivo;
  • - Divulgação de informação sobre eventos relativos aos organismos de investimento colectivo (dividendos, conversões, fusões, aquisições e liquidações);
  • - Divulgação e actualização das cotações diárias e das rendibilidades dos organismos de investimento colectivo;
  • - Custos inerentes à actividade geral de distribuição dos organismos de investimento colectivo (recursos humanos, infra-estruturas, tecnologia, fornecedores, documentação legal, taxas de supervisão, etc).

O seu consentimento para o tratamento de dados pessoais pode ser retirado a qualquer momento, através de comunicação escrita para dpo@bancoinvest.pt ou Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1 - 11.°, 1070-101 Lisboa.
Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Banco Invest, S.A., disponível em www.bancoinvest.pt.

ACESSO INVEST ONLINE
Este site utiliza cookies para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. SABER MAIS Concordo