Informação

SEGURANÇA E PRIVACIDADE

1. Política de Privacidade


A presente Política de Privacidade pretende descrever a forma como o Banco Invest, S.A. (doravante, “Banco”) procede ao tratamento dos dados pessoais nos termos do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Abril de 2016 relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados (“Regulamento”) e da demais legislação aplicável.


I. DEFINIÇÕES


  • - Dados pessoais: informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»); é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular;
  •  
  • - Tratamento de dados: uma operação ou um conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou sobre conjuntos de dados pessoais, por meios automatizados ou não automatizados, tais como a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição;
  •  
  • - Responsável pelo tratamento: a pessoa singular ou coletiva que, individualmente ou em conjunto com outras, determina as finalidades e os meios de tratamento de dados pessoais;
  •  
  • - Subcontratante: uma pessoa singular ou coletiva, a autoridade pública, agência ou outro organismo que trate os dados pessoais por conta do Responsável pelo tratamento destes;
  •  
  • País terceiro: país localizado fora da União Europeia onde está instalada a entidade para quem o Responsável pelo tratamento transfere os dados pessoais cobertos pela Política de Privacidade.



II. IDENTIDADE E CONTACTOS DO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS


Banco Invest, S.A.
Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1, 11.º andar, 1070-101 Lisboa
Telefone: 21 382 17 00
Endereço de e-mail: welcome@bancoinvest.pt




III. CONTACTOS DO ENCARREGADO DE PROTECÇÃO DE DADOS

Banco Invest, S.A. (A/c Encarregado de Protecção de Dados)
Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1, 11.º andar, 1070-101 Lisboa
Telefone: 21 382 17 00
Endereço de e-mail: dpo@bancoinvest.pt




IV. DADOS PESSOAIS OBJECTO DE TRATAMENTO


No contexto da actividade comercial desenvolvida pelo Banco, e como responsáveis pelo tratamento de dados, o Banco recolhe informações sobre os seus Clientes ou potenciais Clientes.
O Banco poderá ainda aceder a dados de outras pessoas com quem venha a interagir no contexto da prestação de serviços aos seus Clientes (ex. familiares e garantes dos Clientes, destinatários de ordens de transferências de fundos, etc.).

Essas informações poderão dividir-se, entre outras, nas seguintes categorias:


Identificação e contactos Nome, estado civil, número de contribuinte, documento de identificação, data de nascimento, género, nacionalidade, naturalidade, morada(s), endereço de email, contacto(s) telefónico(s), assinatura, etc.
Situação profissional Entidade patronal, tipo de vínculo laboral, antiguidade no emprego, etc.
Situação financeira e creditícia Rendimentos, despesas, património, dívidas, solvabilidade, tipo de habitação (própria/arrendada), etc.
Dados bancários relevantes para a actividade do Banco NIB, IBAN, transacções bancárias, origem dos fundos, beneficiário efectivo, identificação de pessoa politicamente exposta, etc.
Dados de tráfego Endereço de IP, logins no site e app do Banco, URL de sites, localização de dispositivos (cookies), etc.
Dados de identificação e autenticação nos sistemas do Banco Username e password de acesso
Registo de comunicações Gravação de chamadas, emails, cartas, faxes, etc.
Informação sobre conhecimentos e experiência em produtos de investimento Informação disponibilizada para efeitos classificação do cliente e determinação de perfil de investidor, etc.
Informação fiscal Domicílio fiscal e classificação do titular relativamente a normas fiscais como FATCA e CRS
Dados comerciais Dados relacionados com a contratação de produtos e serviços para efeitos de análise da propensão para a aquisição de produtos e serviços do Banco.
Documentação Dados constantes de documentação recolhida no contexto da relação com o Banco.

Adicionalmente, o Banco poderá ter acesso a outros dados pessoais, que poderão ser fornecidos ao Banco quer directamente pelo titular dos dados, quer por terceiros (como sejam Clientes, entidades bancárias, entidades oficiais, ou outros).




V. FINALIDADES DO TRATAMENTO DE DADOS E FUNDAMENTO JURÍDICO


a) Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

O Banco procede ao tratamento dos dados para prestar serviços bancários ou financeiros nos termos do contrato celebrado entre o Cliente e o Banco, incluindo os serviços ou produtos complementares que sejam necessários à execução do contrato. Adicionalmente, o Banco procede ao tratamento dos dados para efectuar diligências pré-contratuais a pedido de potenciais Clientes.
As finalidades do tratamento efectuado dependerão do serviço ou produto em concreto prestado (ex. abertura de conta, concessão de crédito, depósitos, investimentos financeiros, gestão de carteiras) e dos pedidos e ordens que venham a ser solicitados pelo Cliente, podendo incluir a transferência de fundos, execução e transmissão de ordens de investimento e gestão de patrimónios, entre outros.


b) Cumprimento de obrigações legais

O Banco, enquanto instituição de crédito e intermediário financeiro, encontra-se sujeito a um conjunto de imposições legais e disposições regulamentares (emitidas pelas autoridades de supervisão da actividade bancária e financeira, entre outros).
Nesse sentido, o Banco poderá proceder ao tratamento dos dados para a prossecução de, entre outras, as seguintes finalidades:

  • - Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento ao Terrorismo;
  • - Reportes a Entidades Públicas (ex. autoridades de supervisão, autoridade tributária, etc);
  • - Tratamento de reclamações;
  • - Cumprimento de obrigações de informação fiscal (ex. FATCA, CRS);
  • - Análise da experiência e conhecimentos em produtos de investimentos e perfil de investidor;
  • - Cumprimento do regime jurídico do plano de acção para o risco de incumprimento (PARI) e procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento (PERSI);
  • - Avaliação da fiabilidade creditícia e monitorização do risco de crédito.

c) Prossecução de interesses legítimos do Banco

Sempre que se revele necessário, o Banco procede ao tratamento de dados para prosseguir interesses legítimos do mesmo, entre os quais:

  • - Garantia da segurança das redes, sistemas e infra-estruturas tecnológicas e informáticas.
  • - Prevenção e detecção de fraudes;
  • - Videovigilância para protecção das instalações do Banco;
  • - Recuperação judicial e extrajudicial de créditos;
  • - Gestão de processos (ex. reclamações, acções de recuperação de crédito, contencioso, etc.).
  • - Exercício de direitos legais em caso de litígios judiciais;
  • - Marketing de produtos e serviços comercializados directamente (produtos ou serviços análogos ou com eles relacionados), desde que o titular dos dados não se tenha oposto ao tratamento dos dados para este efeito;
  • - Consulta e intercâmbio de dados com sistemas de informação creditícia para determinar riscos de solvabilidade e de incumprimento no âmbito da concessão de crédito (CRC);
  • - Desenvolvimento de produtos e serviços;
  • - Avaliação e monitorização da qualidade de serviço.

d) Com base no consentimento do titular dos dados

O titular dos dados pode dar o seu consentimento expresso quanto ao tratamento dos seus dados pessoais sempre que o Banco o solicitar.
O titular dos dados tem o direito de retirar o consentimento prestado a qualquer momento. Este direito deverá ser exercido de forma inequívoca, através de comunicação escrita dirigida ao Encarregado de Proteção de Dados do Banco (ver capítulo III).
De referir que, no caso do titular dos dados retirar o consentimento, a licitude do tratamento dos dados até aí efectuado pelo Banco ou pelos seus Subcontratantes não fica comprometida.




VI. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS


Os dados pessoais destinam-se a ser tratados pelo Banco.
Contudo, o Banco poderá transmitir os dados pessoais a outras entidades i) para satisfazer obrigações contratuais ou pré-contratuais, ii) para cumprir com disposições legais ou regulamentares, iii) nos casos em que nos tenha sido concedida uma autorização expressa para o efeito por parte do titular dos dados, ou iv) para desenvolver a própria actividade comercial do Banco.
Segue infra listagem exemplificativa das entidades a quem o Banco poderá transmitir os dados pessoais objecto de tratamento:


a) Entidades públicas

Sempre que exista obrigação legal ou regulamentar aplicável, o Banco poderá divulgar os dados pessoais recolhidos às seguintes entidades:

  • - Entidades reguladoras sectoriais – ex. Banco de Portugal, Comissão do Mercados de Valores Mobiliários, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I.P. (IMPIC);
  • - Autoridades judiciárias e Organismos de Investigação Criminal;
  • - Fundo de Garantia de Depósitos, Sistema de Indemnização aos Investidores e Fundo de Resolução;
  • - Administração Tributária;
  • - Tribunais, agentes de execução e solicitadores;
  • - Autoridades de supervisão europeias – ex. Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), a Autoridade Bancária Europeia (EBA).
  • - Autoridades e organismos públicos de outros países.

b) Outras instituições de crédito e de serviços financeiros

Para execução de ordens ou pedidos dos Clientes ou para a prestação de serviços ou produtos complementares ou análogos aos contratados, o Banco poderá divulgar os referidos dados pessoais às seguintes entidades:

  • - Entidades que façam parte do grupo empresarial do Banco (ex. Invest Gestão de Activos);
  • - Instituições de crédito;
  • - Sociedades financeiras (ex. empresas de corretagem);
  • - Prestadores de serviços de pagamento; e
  • - Entidades gestoras de organismos de investimento colectivo.

c) Prestadores de Serviços

Com vista a um cabal desenvolvimento da actividade comercial do Banco, poderá ocorrer a transmissão de dados pessoais às seguintes entidades:

  • - Fornecedores de serviços de software;
  • - Intermediários de Crédito;
  • - Entidades que estabeleçam protocolos de mediação ou comercialização de seguros com o Banco;
  • - Entidades que façam parte do grupo empresarial do Banco;
  • - Entidades que prestem serviços de informação a instituições de crédito;
  • - Empresas de recuperação de créditos;
  • - Entidades leiloeiras;
  • - Auditores externos;
  • - Advogados, solicitadores e agentes de execução.

As entidades indicadas nos pontos a), b) e c) poderão ser Subcontratantes do Banco que procedem ao tratamento dos dados por conta do mesmo e de acordo com as suas instruções. Nestes casos, o Banco assegura-se de que os Subcontratantes apresentam garantias suficientes de que o tratamento de dados efectuado pelos Subcontratantes satisfaz os requisitos do Regulamento e da demais legislação aplicável.




VII. TRANSFERÊNCIA DOS DADOS PESSOAIS


Poderá ser necessário que o Banco proceda à partilha dos dados pessoais com entidades localizadas em Países terceiros para cumprimento de obrigações contratuais ou pré-contratuais (ex. se as instruções do Cliente implicarem a transmissão de uma ordem para um broker ou plataforma de negociação fora do espaço da União Europeia). Poderá também ser necessário proceder a esta transferência quando estejam em causa obrigações legais ou regulamentares.
Nos restantes casos, o Banco apenas poderá transferir os dados quando tenha obtido o consentimento expresso do titular dos dados ou sejam apresentadas garantias adequadas de que o tratamento dos dados satisfaz os requisitos do Regulamento e da demais legislação aplicável.




VIII. PRAZO DE CONVERSAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS


Os dados pessoais apenas são recolhidos pelos motivos identificados no ponto V desta Política de Privacidade, sendo conservados pelo período de tempo que se revele estritamente necessário à prossecução daquelas finalidades, através da aplicação de critérios ajustados a cada tipo de tratamento executado.
Nessa medida, os dados serão sempre mantidos durante o tempo em que a relação contratual entre o Banco e o Cliente se mantiver, para que o Banco possa prestar os serviços contratados e assegurar o nível de qualidade dos mesmos.
Após a cessação do contrato entre o Cliente e o Banco, os dados pessoais deverão manter-se pelo período necessário à satisfação de obrigações legais a que o Banco se encontra sujeito.
Os dados poderão também ser conservados para efeitos da prossecução de interesses próprios do Banco e do exercício de direitos legais que lhe assistam, como seja a demonstração da relação contratual, por período de tempo limitado e fixado em função de critérios adequados, como por exemplo os prazos legais de prescrição previstos na lei civil (nunca superior a vinte anos).




IX. DIREITOS DO TITULAR DOS DADOS PESSOAIS E FORMA DE EXERCÍCIO


O titular dos dados pessoais tem direito de acesso aos dados pessoais que lhe digam respeito, bem como à sua rectificação ou apagamento, pedir a limitação ao seu tratamento, o direito de se opor ao tratamento e ainda o direito à portabilidade dos dados. O titular dos dados poderá exercer os seus direitos através de comunicação escrita dirigida ao Encarregado de Proteção de Dados do Banco, devendo para tal utilizar os contactos supra referidos.




X. DIREITO A APRESENTAR RECLAMAÇÃO


O titular dos dados tem o direito a apresentar reclamação junto à autoridade de controlo competente.




XI. NECESSIDADE DE COMUNICAR DADOS PESSOAIS


A relação contratual estabelecida entre o Cliente e o Banco exige que o Banco receba e trate informação do mesmo, nos termos do capítulo V da presente Política.
Na medida em que esta informação seja imprescindível para a contratação ou para a satisfação dos pedidos dos Clientes, maioritariamente por imposição legal e/ou regulamentar, caso a mesma não nos seja fornecida, o Banco poderá não contratar com o potencial Cliente ou não executar as ordens dadas pelo Cliente.




XII. DECISÕES AUTOMATIZADAS


O Banco não procede à tomada de decisões exclusivamente com base no tratamento automatizado de dados.
No entanto, o Banco poderá proceder à definição de perfis para as seguintes finalidades:


  • - Avaliação de risco para concessão de crédito
    Por imperativo legal, no contexto da avaliação de uma operação de crédito proposta ou solicitada, o Banco procede à análise da capacidade creditícia dos interessados, por forma a oferecer uma solução de crédito que seja adequada e ajustada à capacidade financeira dos mesmos e do seu agregado familiar. Para este efeito, o Banco procede à análise de informação relativa ao nível de rendimentos, encargos e despesas, situação profissional, dívidas pendentes, situações de créditos anteriores, entre outros.
  •  
  • - Combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento ao terrorismo
    No âmbito do quadro regulatório aplicável à actividade bancária e financeira, o Banco tem o compromisso de actuar contra o branqueamento de capitais e o financiamento ao terrorismo. Para este efeito, o Banco analisa e trata vários tipos de informação, incluindo informação biográfica, financeira, comportamental e transacional.
  •  
  • - Categorização dos Clientes e adequação do investimento ao perfil de investidor
    No quadro regulatório da DMIF (Directiva dos Mercados e dos Instrumentos Financeiros), o Banco, enquanto intermediário financeiro, deve categorizar os Clientes e definir o seu perfil de risco para efeito de verificação da adequação de determinados serviços financeiros. Para este efeito, o Banco analisa informações relativas à situação financeira e patrimonial dos Clientes e sobre os seus conhecimentos, experiências ou objetivos de investimento.
  •  
  • - Prestação de informações sobre desempenho de mercado (Invest Research)
    O Banco pretende manter os Clientes informados sobre o desempenho e evolução dos mercados, incluindo sobre a performance de activos, variação de taxas de juro, índices de crescimento económico, entre outros (ex. Invest Daily, Invest Monthly, Invest Outlook, etc.), por forma a favorecer tomadas de decisão de investimento informadas e esclarecidas. A definição de perfis permite direccionar comunicações com este conteúdo aos Clientes que potencialmente tenham necessidade e interesse neste tipo de informação. Para este efeito, o Banco procede à análise de dados relacionados com opções de investimento dos Clientes e histórico de transacções executadas.



XIII. SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS

Para proteger os dados pessoais tFratados pelo Banco, foram adoptadas medidas de segurança, técnicas, organizacionais e procedimentais de forma a prevenir a destruição, a perda, a alteração, a divulgação e o acesso não autorizado ou qualquer outra forma de tratamento ilícito dos dados.
As informações detalhadas sobre os procedimentos de segurança do Banco poderão ser consultadas na Política de Segurança disponível em www.bancoinvest.pt.




XIV. ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADE

O Banco pode alterar a presente Política de Privacidade a qualquer momento e sem aviso prévio. As alterações serão publicadas no site do Banco, acessível em www.bancoinvest.pt.

2. Segurança


REGISTO DE DADOS


O Banco Invest utiliza um sistema de segurança com rigoroso controlo em várias áreas: solidez financeira, segurança de sistemas, operações e comunicações, garantia e protecção aos investidores.

Assim, são utilizadas as mais avançadas plataformas de sistemas com os melhores standards de segurança a nível mundial. Os nossos parceiros são reputadas marcas internacionais com as quais definimos, em conjunto, as soluções mais robustas para que a segurança seja mantida sem reservas:


  1. Microsoft
  2. Sun microsystems
  3. VeriSign
  4. Cisco Systems
  5. HP



SEGURANÇA NO BANCO INVEST


A Segurança é uma das principais preocupações do Banco Invest que se traduz numa preocupação permanente por parte de uma equipa especializada que tenta encontrar a cada momento as melhores soluções, tendo em consideração as melhores práticas internacionais.

Comunicação através da Internet

Para garantir elevada segurança na comunicação através da Internet, o Banco Invest desenvolveu uma infra-estrutura que utiliza tecnologia avançada.


Browsers Aprovados

O acesso aos Serviços de Homebanking do Banco Invest está limitado aos browsers que apresentem as normas mínimas de segurança e que suportem encriptação de dados a 128 bits. Em particular, só são permitidos browsers que não gravem no disco rígido do computador a informação bancária, excepto com a sua aprovação explícita. Por esta razão, o acesso aos Serviços de Homebanking terá que ser efectuado através do browser Microsoft Internet Explorer 7.0 ou superior, exceptuando o browser Microsoft Internet Explorer 10.
Não poderão ser opostos ao BANCO erros ou deficiências resultantes do canal de acesso ou do meio de acesso utilizado pelo CLIENTE, nomeadamente com vista à responsabilização do BANCO pelo mesmo.


Sistema Seguro de Validação

O site é construído em código que assegura a manutenção das sessões dos utilizadores, verificando origens, e utilizando variáveis de ambiente que permitem as seguintes funcionalidades:


  1. Validação de Cliente autenticado
  2. Uma segunda e terceira validação de acordo com operações a se efectuarem dentro da sessão
  3. Password token de logon composto por user + password + info pessoal
  4. User utiliza uma password de operações
  5. User utiliza um token recebido por SMS para autenticação adicional
  6. Validação de método pela qual a sessão existe, forçando sempre um método de https
  7. Validação de actividade na sessão
  8. Automaticamente logout após período de inactividade curto


Cancelamento Automático do Acesso

Nas situações em que não procede à saída da sessão de Homebanking, o Banco Invest desenvolveu um cancelamento automático da sessão, após um curto período sem utilização do sistema. É de realçar, que o Cliente também é responsável por uma parte importante da segurança do Serviço, devendo manter secretas as suas Chaves de Acesso e fechar a sessão de Homebanking (através da opção "Logout") sempre que a termine, ou quando necessite de se afastar do computador onde tem a sessão aberta.


Infra-estrutura do Sistema

Existe uma firewall que tem como função não permitir o acesso a Clientes que não utilizem o protocolo definido para o Invest Online - o protocolo HTTPS. O Banco Invest dispõe também de quadros especializados, que têm como responsabilidade a monitorização permanente da utilização do Serviço Invest Online para certificação da segurança do sistema.




CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO MEIO ELECTRÓNICO


Equipamento
  1. Utilizamos servidores Oracle e HP para assegurar uma maior disponibilidade de serviços e apoio por parte dos dois mais sofisticados fabricantes de equipamentos no mundo.
  2. Nas redes, utilizamos a reconhecida qualidade da Cisco Systems para nos assegurar as comunicações internas e externas.
  3. Utilizamos também Firewalls que nos permitem a segregação e isolamento de serviços críticos para o funcionamento seguro e protecção de dados.

Internet
  1. Apoiamo-nos sobre as tecnologias de SSL de 128bits que nos permitem uma transmissão de dados seguros aos nossos Clientes.

Manutenção
  1. Efectuamos regularmente auditorias de segurança, executadas por entidades lideres e experientes em protecção de dados e segurança.
  2. Sistemas integrados de auditoria interna que permitem a verificação do funcionamento seguro dos sistemas de informática.

Clientes no Site
  1. Utilização obrigatória de Cifras SSL 128 bit, autenticadas e validadas pela VeriSign asseguram canais seguros de comunicações entre o Banco e os seus Clientes.
  2. Restrição de duração de navegação que encerra acesso ao site para melhor proteger o Cliente.
  3. Suspensão de acesso no caso de repetidas falhas de acesso por parte do Cliente.
  4. Sistemas de autenticação e validação que obrigam á utilização de Password de acesso, Documento de Identificação, Password de Negociação, e Password de Segundo Nível por SMS.



SEGURANÇA, FIABILIDADE, CONFIDENCIALIDADE E INTEGRIDADE DOS DADOS


O Banco Invest construiu um portal modular em que consegue fornecer serviços e conteúdos de forma segura, redundante, e com um grau de alta disponibilidade aos nossos Clientes de Homebanking.

A metodologia de construção do site é feita da seguinte forma:


  1. Segregação de serviços utilizando webservices modulares, com segurança de autenticação, e comunicação.
  2. Redundância dos sistemas de webservices utilizando hardware distinto de fabricantes distintos.
  3. Isolamento de componentes críticos de acordo com as suas funções para sistemas isolados e configurados em redes isoladas.
  4. Máscaras de endereçamento para ofuscar sistemas e redes internas.
  5. Sistema de backups integral as tecnologias do site que efectua backups a dados online ao longo do dia.

Para assegurar confidencialidade e integridade dos dados utilizamos os seguintes protocolos de segurança entre máquinas: SSL v3, SSH, Kerberos, RDP over SSL, e HTTPS, NTLMv2

Nas camadas aplicacionais do Site, utilizamos métodos seguros de código para construir sessões de utilizador individual de forma assegurar que todos os dados apenas existem para a duração da sessão, e que os mesmos correspondem aos utilizadores validados.

Seguimos também práticas de validação que asseguram que os campos de input não permitem inputs não validados.




PREVENÇÃO DA FRAUDE INFORMÁTICA


No caso de detectar alguma situação suspeita referente a um determinado site, nomeadamente no Invest Online, existe um conjunto de medidas que deve tomar e que podem ajudar a impedir que uma situação menos clara tenha repercussões indesejáveis.

Não utilize o site

Evite utilizar o site de que suspeita. Não realize nenhuma operação que envolva os seus dados pessoais ou que implique a realização de transacções. Caso exista uma situação anómala, é possível que exista uma aplicação a monitorizar a sua utilização do computador ou que lhe possa requisitar dados pessoais de forma abusiva.


Faça um scan ao seu computador

Se tiver instalado uma ferramenta anti-vírus e/ou anti-spyware, faça um scan completo ao computador. Se for detectada alguma aplicação maliciosa, guarde o relatório produzido pela ferramenta, para que o possa fornecer quando necessário.


Contacte a organização responsável pelo site Invest Online

Contacte logo que possível a entidade responsável pelo site, através do telefone, e não através do site e a entidade em causa ajudá-lo-á a compreender a questão e a determinar se existe algum motivo para medidas adicionais. De forma a poder esclarecer a situação de forma rápida e eficaz, tente fornecer informação tão detalhada quanto possível aquando do seu contacto.
Contacto do Banco Invest que deve utilizar para este tipo de questões:
800 200 160

E por fim, subcontratamos com uma entidade perita em segurança http e https que nos permite de modo externo uma continuada avaliação dos nossos sistemas e serviços do ponto de vista de segurança.

Incorporados no site existem mecanismos de auditoria e logging que permitem uma visão total sobre todas as transacções efectuadas, os quais permitem técnicas de análise avançadas que protegem os nossos Clientes de possíveis fraudes.

Como métodos preventivos utilizamos comunicações seguras através de SSL e autenticação com base em passwords seguras de vários níveis.

Também classificamos dados de acordo com a sua natureza e regulamos acesso aos mesmos através de um sistema de permissões.




REGRAS DE SEGURANÇA PARA A INTERNET


1. Instale um antivírus. Mantenha-o activo e actualizado em permanência. Regra geral, os fornecedores de antivírus disponibilizam actualizações semanais.
2. Mantenha as aplicações instaladas no seu computador actualizadas. Em particular, é muito importante manter o seu sistema operativo e o seu browser actualizados em todos os momentos.
3. Utilize uma firewall para controlar e verificar a comunicação do seu computador com a Internet.
4. Não abra nem execute ficheiros ou anexos (attachments) constantes em e-mails, a não ser que esteja à espera deles e saiba do que tratam. Mesmo e-mails enviados por pessoas conhecidas podem conter ficheiros ou anexos perigosos.
5. Nunca forneça dados pessoais e/ou financeiros como resposta a solicitações via e-mail.
6. Nunca forneça dados pessoais e/ou financeiros sem ter a certeza que se encontra num site seguro. O endereço do site deve começar por "httpS://" e não por "http://" e deve poder fazer duplo-clique sobre o cadeado no canto inferior direito da janela do browser (No caso do IE 7.0, o cadeado está localizado ao lado da caixa do URL).
7. Não utilize PIN's, passwords ou códigos de acesso de fácil dedução. Não os forneça a ninguém.
8. Utilize passwords diferentes para sites seguros e não seguros.
9. Consulte os extractos das suas contas bancárias regularmente. Se encontrar algum movimento estranho contacte imediatamente o Banco Invest.
10. Se pretender utilizar um site para realizar operações sensíveis, nomeadamente para realizar transacções financeiras, aceda ao site digitando directamente o endereço no browser. Não siga ligações nem aceda através dos "Favoritos".

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
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