Os Warrants são produtos financeiros complexos. Atendendo ao facto de serem produtos alavancados, o nível de risco associado aos Warrants é elevado existindo a possibilidade de perda do capital inicialmente investido.
RISCO DE MERCADO
Risco de o valor de mercado de um activo ou de um conjunto de activos subjacentes ou de um indexante (nomeadamente, por flutuações em taxas de juro, taxas de câmbio, cotações de acções ou preços de mercadorias) variar e tal ter impacto na rendibilidade do activo.
O investidor poderá perder a totalidade do montante investido no warrant. Se o investidor detiver o warrant até à sua maturidade, e se este se encontrar out-of-money, o investidor perderá a totalidade do montante que investiu inicialmente.
A rendibilidade do investimento pode ser influenciada por alterações nas diversas variáveis que contribuem para o seu valor, nomeadamente, activo subjacente, volatilidade, taxa de juro e dividendos.
RISCO DE ALAVANCAGEM
A alavancagem provoca fortes valorizações e desvalorizações na posição, sendo que uma evolução negativa poderá levar rapidamente à perda total do investimento inicial.
Estes produtos permitem geralmente um retorno muito maior com um baixo investimento, o que constitui um risco para investimentos mais elevados.
RISCO DE CAPITAL
Risco de o montante a receber pelo investidor vir a ser inferior ao capital investido. Por capital investido entenda-se todos os desembolsos suportados pelo investidor, seja a título de preço, margens, custos ou outro tipo de encargos.
RISCO DE LIQUIDEZ
Risco de ter de esperar ou de incorrer em custos (designadamente por ter de vender a um preço inferior ao valor económico real) para transformar um dado instrumento financeiro em moeda.
Investidor pode não encontrar contraparte no mercado, no momento ou na quantidade que pretenda negociar.
RISCO OPERACIONAL
Geralmente surge associado a erros humanos e tecnológicos, ou acidentes. Isto inclui fraude e procedimentos e controlos desadequados. Erros técnicos podem ser devidos a quebras de informação, processos de transacção, sistemas de liquidação, ou problemas ao nível das operações de back-office.
As transacções electrónicas são efectuadas por sistemas informáticos, vulneráveis a falhas que podem provocar temporariamente a inibição de negociação.