LEARNING CENTRE

INVESTIMENTO

Estando informado mais facilmente alcançará os seus objectivos assim como tornará mais eficaz a nossa colaboração

ALOCAÇÃO DE ACTIVOS


Os mercados financeiros oferecem um leque bastante alargado de alternativas de investimento, todas com diferentes características em termos de rendibilidade e risco. O processo pelo qual o investidor combina todas estas alternativas - acções, obrigações, imobiliário e aplicações sem risco - é conhecido por Alocação de Activos.

Este processo é função:

  • OBJECTIVOS DEFINIDOS PARA O INVESTIMENTO
  • TOLERÂNCIA AO RISCO
  • HORIZONTE TEMPORAL DO INVESTIMENTO

BENEFÍCIOS DA DIVERSIFICAÇÃO

Na definição da Alocação de Activos concorrem vários inputs, incluindo a rendibilidade esperada e o risco tolerado para o investimento. A diversificação entre os diferentes activos permite construir carteiras mais eficientes em termos de risco-retorno.

HORIZONTE TEMPORAL

A identificação do horizonte temporal mais adequado aos objectivos definidos, reveste-se de extrema importância na definição da estratégia de investimento. Deste modo, o período ao longo do qual se espera deter um determinado investimento deverá condicionar a alocação de activos, no âmbito de uma estratégia de investimento diversificada.

EFEITO DE CAPITALIZAÇÃO

A capitalização revela-se extremamente importante e poderosa no planeamento financeiro, nomeadamente, na definição dos objectivos e horizonte temporal do investimento. Com efeito, consoante a fase da vida em que o investidor se encontre, o investimento em activos com maior ou menor risco e, por conseguinte, com menor ou maior rendibilidade, é determinante no valor final esperado da carteira.

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza cookies para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. SABER MAIS Concordo